Vila Carrão faz 98 anos e comemora com diversos eventos

Realizada dias 11 (sexta-feira), 12 (sábado) e 13 (domingo), na Praça Haroldo Daltro, Vila Nova Manchester, Festa de Aniversário de 98 anos de Vila Carrão.


Realizada dias 11 (sexta-feira), 12 (sábado) e 13 (domingo), na Praça Haroldo Daltro, Vila Nova Manchester, Festa de Aniversário de 98 anos de Vila Carrão. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 11, às 17 horas com a Arena Food Truck – festival gastronômico, que é sempre realizado no segundo final de semana do mês na praça que fica em frente ao CEE – Vicente Ítalo Feola (Clube da Vila Manchester), que no domingo, dia 13, também comemorou seu aniversário de 47 anos, com a Caminhada da Família. Com largada às 9 horas, a Caminhada percorreu as principais ruas do bairro e ao término por volta das 10h30, os participantes fizeram uma sessão de relaxamento, com coordenação dos professores do Clube e ainda receberem brindes que foram sorteados no palco. O secretário municipal de Esportes, Celso Jatene, esteve presente na solenidade e o subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão, Quintino Simões Pinto, participou da Caminhada, organizada pelo diretor do Clube Manchester, Eduardo Uyeta.
No sábado, dia 12, das 11 às 22 horas, teve prosseguimento, o festival gastronômico Arena Food Truck, que paralelamente às festividades de aniversário de Vila Carrão, no domingo, 13, transcorreu das 11 às 17 horas. No palco da Festa, diversas atrações musicais, começando com o Coral da GCM; em seguida houve uma apresentação na rua do Grupo de Taiko Okinawa, muito aplaudida pelo público, que compareceu em bom número, apesar da fria manhã. Após o grupo folclórico japonês, teve o desfile cívico da Escola Santa Maria de Nazaré. A banda marcial coordenada pelos professores Manoel e Esmeralda Cotrin também foi muito aplaudida pelo público.
Na parte musical, o show dos cantores Jean Garbin; Luciano Rixéu; Marquinho Silva e Banda Alto Astral, agitou a galera e ajudou a esquentar o clima. Houve ainda, desfile do Rotary Club de Vila Carrão; dança cigana; e apresentações de capoeira e karatê. O tradicional bolo servido à comunidade foi cortado pelas autoridades presentes à Festa de Aniversário de 98 Anos de Vila Carrão: vereadora Sandra Tadeu, vereador Ota e deputada federal, Keiko Ota, esses últimos, antigos moradores do bairro. Durante o evento, também foram distribuídos pipoca e algodão doce para a garotada.

Um pouco da história: Vila Carrão originou-se de um antigo sítio à beira de uma trilha por aonde iam e vinham os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica, trilha essa engrossada pelos bandeirantes em busca de aventura. Essas terras de acordo com alguns historiadores faziam parte da indefinida "Sesmaria de João Ramalho", que ao longo dos anos passou pelas mãos de muitos proprietários e recebeu nomes como "Tucuri, "Bom Retiro" e "Chácara Carrão". Aos poucos do vasto sítio "Tucuri", "Bom Retiro" ou "Chácara Carrão" surgiram os bairros: Vila Carrão, Vila Nova Manchester, Vila Santa Isabel e Jardim Têxtil, e o cenário agrícola foi dando lugar ao progresso. Hoje, além de forte e diversificado comércio, o bairro entrou para o rol de empreendimentos imobiliários da Zona Leste. A data oficial de aniversário é no terceiro domingo de setembro. Por questões de logística, este ano a Comissão de Festejos de Vila Carrão e a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão resolveram antecipar a festa, para coincidir com a Arena Food Truck, que tem uma data fixa para sua realização.