Unidades móveis da Rede Hora Certa já realizaram meio milhão de exames de apoio diagnóstico

Fila de espera na rede por exames de colonoscopia teve redução de 97%. No caso da endoscopia, queda foi de 72% até junho deste ano

Em funcionamento desde 2013, as unidades móveis da Rede Hora Certa já realizaram mais de 500 mil exames de diagnóstico. O anúncio foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde na manhã desta quinta-feira (10), durante visita do prefeito  à Rede Hora Certa Móvel Vila Carrão, unidade na zona leste da capital em funcionamento desde julho deste ano.

"Até o final do ano que vem nós teremos 20 Hospitais Dia Rede Hora Certa fixos. Neste ano nós vamos terminar com 15 [unidades]. Devemos ainda ter outras 10 unidades móveis para cobrir todo o território da cidade. Com isso a gente está reduzindo a fila de exames. Alguns exames a gente quase já zerou fila", afirmou o prefeito.

Em junho de 2015, somente o projeto das unidades móveis atingiu a produção de 500 mil exames. Se considerarmos, no entanto, todos os processos SUS destas unidades, já foram realizados mais de 1,6 milhões de procedimentos entre consultas médicas, de enfermagem e os exames de apoio diagnóstico.

"Nós já reduzimos em 97% a fila da colonoscopia, que é um exame muito difícil de fazer. [A redução da fila da] endoscopia foi de 72%. Isso graças a essa estrutura que o prefeito criou, de arena móvel com médicos fazendo exame", completou o secretário municipal da Saúde.

As filas de espera desses procedimentos tiveram queda bastante expressiva na cidade. Dos 4.785 pacientes em fila de espera para a realização de colonoscopia, por exemplo, restam apenas 131. Na endoscopia eram 29.934 pacientes em fila de espera e, atualmente, são 8.318.

Desde o começo do projeto, as Arenas da Saúde - como também são chamadas as unidades móveis - já estiveram em 13 subprefeituras. Atualmente cinco delas estão em funcionamento em bairros diversos da cidade, sendo uma em Santo Amaro, na zona sul; outra no Tucuruvi, na zona norte; uma na Lapa, zona oeste; e outras duas na zona leste, sendo uma em Itaquera e outra na Vila Carrão - esta última permanecerá no bairro até a entrega de um Hospital Dia Rede Hora Certa na mesma região.

De acordo com o prefeito, o projeto executivo da unidade, cujo prédio foi desapropriado pela Prefeitura, deve ser concluído em novembro deste ano. As obras deverão ser concluídas entre seis e oito meses a partir do seu início.

As unidades móveis da Rede Hora Certa são responsáveis pela oferta de exames de apoio diagnóstico tais como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, nasofibroscopia, eletroneurografia e ecocardiograma, cujos laudos são emitidos imediatamente após a realização dos exames. Durante a atual gestão, outros oito Hospitais Dia da Rede Hora Certa já foram entregues nos seguintes bairros: Ipiranga, Freguesia do Ó/Brasilândia, Penha, Lapa, São Miguel Paulista, Itaim Paulista e M’Boi Mirim I e II.

Criada pela Prefeitura em 2013, a Rede Hora Certa disponibiliza serviços de saúde especializados destinados à redução do tempo de espera e à qualificação do atendimento. Os hospitais reúnem, em um único local, médicos e exames especializados e centros cirúrgicos ambulatorial para a realização de pequenas cirurgias eletivas. A ideia é de que a rede funcione junto ao modelo hospitalar convencional, contribuindo no desafogamento dos hospitais gerais.

Durante a visita, o prefeito destacou que a administração focará a partir de agora na redução das filas de cirurgias eletivas. "A nossa meta é agora entrar 2016 com todos os centros cirúrgicos que nós entregamos operacionais, com anestesista, com agendamento de cirurgias eletivas que estão há muito tempo aguardando atendimento. Nós vamos mobilizar toda essa rede agora para enfrentar um novo desafio, que é a última etapa da implementação da Rede Hora Certa na cidade. Tivemos uma melhora muito grande no que diz respeito às consultas e os exames foi [a etapa] que mais avançou. Agora é a vez da cirurgia. Vai ser uma mudança importante no SUS da cidade", disse.