Prefeitura revitaliza instalações esportivas do Ceret

A Prefeitura concluiu a reforma das quadras poliesportivas e do playground do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), no Jardim Anália Franco

 Essas são as primeiras etapas da revitalização do equipamento, que atende cerca de dez mil pessoas por dia nos finais de semana. Em visita ao Ceret, na quarta-feira, dia 3, o prefeito anunciou as próximas fases das obras de recuperação. “O Ceret está se transformando em uma espécie de Ibirapuera da Zona Leste, com o melhor padrão possível. A primeira etapa foi concluída com iluminação, substituição de muro por gradis e revitalização das quadras e do playground. A segunda etapa são as quadras de tênis, basquete e vôlei. Também já começou a obra na área reservada aos idosos, com quadras de bocha e centro de convivência”, afirmou. Para ampliar a comunicação entre o parque e as ruas do entorno, 800 metros de muros foram substituídos por gradil, por meio da doação de uma empresa privada. Nas quatro quadras poliesportivas, a reforma incluiu a troca dos alambrados, restauração e pintura do piso e novas muretas.

O playground ganhou novos brinquedos, fabricados com madeira e pneus reciclados. O destaque é o espaço inclusivo, com balanços e gira-gira adaptados para crianças cadeirantes. A área especial é a primeira em um equipamento municipal e possui piso adequado para circulação em cadeira de rodas.  “Frequento o parque há muitos anos. O parque está melhorando bastante, aos poucos. Estávamos precisando desta reforma. O parquinho para as crianças ficou lindo”, avalia Maria Tereza Caseff, 80 anos, que diariamente faz caminhadas no Ceret.

Em área próxima às quadras, o Ceret ganhou também um espaço reservado para frequentadores brincarem com seus cachorros. No total, são dois mil metros quadrados gramados e cercados para o uso dos animais de estimação. Outras intervenções foram a reativação do acesso pela rua Eleonora Cintra, a instalação de câmeras de segurança e de equipamentos de ginástica para idosos.

A segunda etapa das obras inclui um espaço destinado aos idosos, com um salão de jogos para a prática de damas, dominó e carteado, além de sanitários e área para churrasco. Ao lado, as quadras de bocha também estão sendo revitalizadas.

Em abril, o centro esportivo ganhou 60 vagas para estacionamento de bicicletas distribuídas nas três portarias: 40 na portaria principal, 10 na portaria 2 e 10 na portaria 3. No fim de 2014, também foi entregue a troca da iluminação, que substituiu lâmpadas convencionais por lâmpadas de vapor metálico em 442 postes (incluindo os do estacionamento) e 811 luminárias. As novas lâmpadas instaladas abaixo das copas das árvores emitem luz branca, possuem maior luminância e reproduzem melhor as cores. O Ceret tem 286 mil m², com área verde, pista para caminhada e atletismo, salas de ginástica, playground e ginásio. O centro esportivo também oferece para uso livre três campos de futebol, quatro quadras de vôlei, duas de basquete, quatro poliesportivas, seis quadras de tênis, campo de rúgbi e balneário com quatro piscinas.