Plano de mobilidade urbana em debate na Sub Aricanduva

Realizada no dia 2, no auditório da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, a Plenária do PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo.

Durante cerca de duas horas, técnicos da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT); CET – Companhia de Engenharia de Tráfego; e da SPTrans – São Paulo Transporte, debateu com a população local, os principais pontos do Plano, que prevê diversas ações, projetos e investimentos em mobilidade urbana. No final, o público presente pôde fazer suas perguntas, que foram respondidas pelos membros da mesa. Algumas indagações, mais relacionadas às demandas de transporte locais, foram encaminhadas para a assessora da CET da região.
O subprefeito abriu a Plenária lembrando a importância da participação popular nos diferentes espaços de debate promovidos pela atual gestão. “Reuniões como essa são importantes porque ninguém melhor do que a população para saber as reais necessidades do bairro e da comunidade. De nossa parte, coloco meu gabinete à inteira disposição pra ouvi-los e ajudar no que for preciso”, disse.
Após a fala do Subprefeito, a coordenadora da reunião, passou a palavra à técnica da CET, para falar sobre os projetos da empresa, como as faixas exclusivas de ônibus e ciclovias. Em seguida, foi a vez do técnico da SPTrans, discorrer sobre os projetos em mobilidade urbana em andamento, como a implantação das novas linhas noturnas, que começaram a operar no último dia 28; a reorganização das linhas de ônibus e microônibus; o plano de demanda e oferta; a integração tarifária; e a rede de conexões.
“A chamada ‘Linha da Madrugada’ que opera entre 0 e 4 da manhã passou de 98 para 161 linhas, sendo que 50 linhas estruturais (longo percurso), com intervalo de 15 minutos (antes demorava de meia a uma hora) e 101 linhas locais (entre bairros), com intervalo de 30 minutos (antes não tinha). 32 terminais urbanos atenderão parte das linhas, que terão 160 pontos de conexão (baldeação para outras linhas)”, explicou.