Vila Carrão, na zona leste, receberá complexo de saúde

Unidades de saúde serão instaladas no imóvel do antigo Hospital e Maternidade Carrão. Terreno receberá uma unidade de emergência e um centro de reabilitação para pessoas com deficiência

 O prefeito de São Paulo visitou nesta terça-feira (28) o imóvel do antigo Hospital e Maternidade Carrão. Desapropriado pela Prefeitura, o local será reformado para a implementação da Rede Hora Certa Carrão, beneficiando cerca de 267 mil habitantes da região. Nos 3.700 metros quadrados de terreno serão instalados também uma unidade de pronto atendimento e um centro de reabilitação para pessoas com deficiência.

“Teremos aqui um quarteirão da saúde, com três equipamentos. É uma área bastante grande, em um lugar privilegiado. E é um local na subprefeitura de Aricanduva que é bastante desassistido de equipamentos de saúde”, afirmou o prefeito.

A reativação do espaço é uma antiga solicitação da população, indicada por meio de plenárias, dos conselhos gestores e do processo de orçamento participativo. “Aqui com 370 mil, 400 mil pessoas residindo, não há um pronto-socorro. Tivemos a oportunidade de encontrar este imóvel desativado e aqui será construído um complexo de saúde. Por fora o prédio está bom, mas por dentro vamos reformar para cumprir exigências de acessibilidade”, explicou o secretário adjunto da Saúde.

As unidades de Rede Hora Certa oferecem atendimentos médicos de especialidades, procedimentos cirúrgicos de pequeno porte e exames de apoio diagnóstico e diagnóstico por imagem. O atendimento ocorrerá de segunda-feira à sábado, das 6h às 22h, podendo ser avaliada a necessidade de atendimento aos domingos.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que a implementação do hospital dia deverá levar um ano e receber investimentos de cerca de R$ 6 milhões. A unidade terá 20 salas para consultórios, espaço para coleta de exames clínicos e instalações para exames de imagem. O equipamento contará com dois centros cirúrgicos e 12 leitos, para permanência de até 12 horas. Serão oferecidas 12 especialidades médicas e odontologia, além de 13 modalidades de exames de diagnóstico.

Hora Certa

A criação do hospital-dia de Aricanduva integra uma política de expansão do atendimento de especialidades, redução da fila para exames e pequenas cirurgias. Desde o início do ano passado, já foram inauguradas seis unidades da Rede Hora Certa, na Penha, Itaim Paulista (zona leste), Lapa (zona oeste), Brasilândia (zona norte) e dois em M’Boi Mirim (zona sul).

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implementação de 32 Hospitais Dia da Rede Hora Certa até o fim da gestão. “Até o final de 2015 nós teremos já 23 unidades contratadas. São seis que já estão funcionando, nove que entram em operação em março e mais oito que vamos contratar ano que vem”, disse o prefeito.

A área visitada nesta manhã, além do hospital-dia, abrigará o Centro Especializado de Reabilitação II Carrão e a Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas Carrão. Estas unidades estão em fase de projeto.