Okinawa Festival agita a região de Vila Carrão

Tradicional evento da colônia japonesa do Carrão reuniu mais de 20 mil pessoas em dois dias de evento

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, através da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, SEME – Secretaria Municipal de Esportes, SP Turis (São Paulo Turismo), CGM – Guarda Civil Metropolitana, demais órgãos e empresas parceiras, a Associação Okinawa de Vila Carrão, em conjunto com a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil promoveu no final de semana dos dias 6 e 7 de setembro, no Centro Educacional Esportivo – CEE Vicente Ítalo Feola, o Clube de Vila Manchester, o 12º Okinawa Festival. O evento de integração da colônia japonesa de Vila Carrão com a comunidade, mais uma vez foi um verdadeiro sucesso. Isso porque, cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a Festa, que aconteceu em dois dias e reuniu diversas atrações artísticas e folclóricas, com elementos da cultura Okinawa. Já na parte gastronômica, mais de 100 barracas com comidas típicas saciaram a fome de quem passou pelo evento.

Na solenidade de abertura do Okinawa Festival, o presidente da Associação Okinawa de Vila Carrão, Kiyoshi Onaga, lembrou a ajuda recebida dos parceiros da Festa, que entre outros objetivos busca a integração da colônia japonesa com a comunidade local.

Assim, após a fala das autoridades, foi realizada a cerimônia de quebra do tarô (espécie de barril), simbolizando a alegria e a energia da Festa. Todas as autoridades presentes no palanque, juntamente com os representantes das Associações Okinawa, participaram do ato, que terminou com um brinde de sakê. No final, dirigentes das entidades beneficentes também subiram no palanque para receberem os alimentos arrecadados pela Festa, cuja entrada foi a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível a serem doadas para entidades locais.

E entre as principais atrações da Festa, que reuniu cerca de 600 tocadores de taiko (tambor), com os grupos Ryukyu Koku Matsuri Taiko e Requios Gueinou Dokoukai, destacaram-se: as performances Okinawa Buyou (dança tradicional de Okinawa e praticada há muitos séculos pelos grupos sociais da ilha), minyo, bon odori, e a dança do leão mitológico (shishimai); além de demonstrações de artes marciais como aikidô e karatê, dividindo espaço com a apresentaçã do grupo de balé e de jazz das alunas do Clube de Vila Manchester e o coral da Acrec (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva Carrão).

Fotos do evento:

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5