Clínica de esportes radicais e cultura urbana agita Ceret

O evento, voltado aos esportes de ação e cultura urbana, aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto

O Centro Educacional, Recreativo e Esportivo do Trabalhador (Ceret), no Jardim Anália Franco, foi palco de um megaevento voltado aos esportes de ação e cultura urbana neste final de semana, dias 2 e 3 de agosto. O “Sampa Extreme” atraiu crianças e jovens que participaram e fizeram uma verdadeira festa na arena montada em frente ao portão principal do parque.

Em formato de clínica, o projeto contou com a participação de atletas renomados das modalidades de bike e patins, que monitoraram todas as atividades de vivência esportiva com as crianças, ensinando as primeiras pedaladas, auxiliando nos pequenos obstáculos e incentivando a prática do esporte desde cedo para a nova geração. “Eu fiz a minha parte como atleta. Hoje eu faço a minha parte como espelho e como educador. Eu venho aqui para ajudar esse pessoal a plantar uma semente no coração das crianças e mostrar o esporte para cada uma delas”, disse Ronan Ferrier, um dos grandes profissionais do BMX brasileiro que esteve presente, monitorando a garotada.

Além de bikes e patins, o evento levou o cenário da arte urbana, com aulas de b. boys e Le Parkour. A criançada não perdeu tempo e passou o dia aprendendo danças e movimentos nos obstáculos montados na arena do “Sampa Extreme”.

Encerrando com chave de ouro, os professores entraram em cena e deram um verdadeiro show de acrobacias, movimentos e muita coragem nas pistas, rampas, obstáculos e asfalto. Além de Ronan Ferrier, os atletas Wesley Risadinha, Luiz Índio e Pedro Luz, das bicicletas, Fabiano Monteiro e Denis Johnson, dos patins, Beto Punk e Hyna Flow, do Parkour, e os integrantes do grupo de b. boys “Fusion Extreme Crew” arrancaram aplausos e levaram o público ao delírio a cada apresentação. Simultaneamente, em uma das tendas estava Harã Nascimento, 21 anos e grafiteiro há seis, estudante de design, ele apresentou sua arte às telas do “Sampa Extreme”. Em poucas horas e com alguns sprays de tinta, um desenho inspirado no Hip Hop dos anos 80 foi produzido para exposição no evento, comprovando o talento do artista que mostrou a importância do graffiti para a cultura urbana.

O “Sampa Extreme” é uma realização da Associação de Esportes de Ação e Wellness (ASA) em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SEME). Para a presidente da ASA, Suemi Hirata, o evento foi criado para desenvolver os esportes radicais e estabelecer uma relação de convívio harmonioso do espaço público com atividades esportivas, sociais e culturais. “O projeto visa aproximar as pessoas da cultura urbana e dos esportes radicais. Através de oportunidades como essa, fomentamos e incentivamos a prática dessas atividades gratuitamente e contribuímos para a formação e descoberta de novos talentos”, disse.