Subprefeitura Aricanduva participa do Dia do Desafio

Durante a atividade, população pôde participar de aulas de alongamento e danças circulares

Quem esteve presente na Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/ Carrão, na manhã da última quarta-feira, dia 28 de maio, teve a oportunidade de participar de mais uma edição do Dia do Desafio. O evento, que é uma parceria da Prefeitura com o SESC–SP, responsável por sua coordenação desde 2000, é realizado sempre na última quarta-feira de maio, e tem como objetivo principal sensibilizar a população sobre os benefícios da prática da atividade física. Desse modo, ao chegar à subprefeitura, os munícipes eram convidados pela equipe da Supervisão de Esportes da Subprefeitura Aricanduva, a fazer uma sessão de alongamento no estacionamento externo da Subprefeitura, com orientação do instrutor de atividades físicas do SESC Itaquera, Professor Carlos Ciampone. Funcionários do Esporte e de outros departamentos também participaram da sessão, que durou cerca de 20 minutos. Após o alongamento, os participantes foram até o auditório da Subprefeitura, onde aconteceu a segunda atividade: uma dança circular. O clima descontraído animou a todos que puderam durante meia hora, esquecer a tensão e o estresse gerado pelo acúmulo de múltiplas funções, recarregando assim as energias para o dia que estava apenas começando.

Um pouco mais sobre o Dia do Desafio: Criado no Canadá e difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha, o Dia do Desafio é um convite à atividade física e se estende a todos, envolvendo inclusive o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, além de empresas, voluntários locais e os próprios participantes. O evento também é de competição, mas o objetivo principal é a sensibilização para a mudança de comportamento, visando uma população mais ativa e saudável. Duas cidades disputam para ver quem consegue atrair mais pessoas fazendo atividades físicas. Em 2013, por exemplo, 32% da população de São Paulo realizou alguma atividade física vinculada ao evento, fazendo com que a cidade vencesse Bogotá, na Colômbia, que chegou à casa de 11%. Esse ano São Paulo compete contra a cidade de Curitiba, Paraná.

Conceito de alongamento: Os exercícios de alongamento muscular são destinados para manter ou desenvolver a flexibilidade. Os alongamentos é uma categoria de exercícios que são predestinados a manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: o músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento. Estes podem exibir um grau de rigidez aumentado, que conduz ao funcionamento não ótimo em determinada articulação secundária, restringindo assim, a amplitude de movimento disponível. Assim, o alongamento muscular permite modificar o comprimento do músculo, visando manter ao mesmo tempo, características mecânicas e funções neuromusculares.

Conceito de dança circular: Possui um conceito de dança comunitária, cooperativa, colaborativa, de união e de troca: um círculo onde as pessoas se encontram. São caracterizadas por danças de rodas, tradicionais e contemporâneas, vindas de diversos países do mundo. Por possuir um caráter integrativo, as danças circulares são aplicadas em diversos espaços, podendo ser desde eventos e convenções, até chegar nos seminários e em outras atividades institucionais. Estão presentes em nossa cultura desde os primórdios da humanidade, sendo utilizadas nas mais diversas ocasiões: nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera e morte. No passado, esses rituais dançantes possuíam uma reflexão da necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. Seu objetivo principal é o de estimular o sentimento coletivo, a solidariedade social e o espírito de cooperação dos indivíduos.