Reunião do Grande Conselho Municipal do Idoso movimenta a região de Aricanduva

Encontro aconteceu no último dia 21 de março, às 14h, na subprefeitura da região

Aconteceu no último dia 21 de março, às 14h, a reunião do Grande Conselho Municipal do Idoso, na Subprefeitura Aricanduva. Estavam em pauta as eleições da nova composição do Grande Conselho Municipal do Idoso, que também tem como papel reivindicar os direitos do Idoso que estão constituídos por lei.

Para quem não sabe, o Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI) foi criado em 24 de Setembro de 1992, pela Lei Municipal de n°11.242 e através da necessidade da criação de um órgão de representação dos idosos na administração pública municipal.

E mais, esse órgão também tem por finalidade contribuir para a formulação de políticas públicas que promovam o bem estar e a qualidade de vida da pessoa idosa.

E é com esse intuito que são promovidas discussões, feitos os encaminhamentos e deliberação de forma colegiada de temas pertinentes à defesa, à proteção e à valorização dessa população, asseguradas na Constituição Federal, no Estatuto do Idoso e na Política Nacional do Idoso (Lei de nº 8.842/2004)

Assim, o Conselho é composto por 45 conselheiros voluntários, sendo 30 titulares e 15 suplentes. São eleitos 9 conselheiros em cada uma das 5 macrorregiões da cidade de São Paulo, onde os mais votados de cada região fazem parte da Secretaria Executiva. Lembrando que todos os cargos eleitos do GCMI têm um mandato de dois anos e nas reuniões do Conselho participam também 15 representantes de diversas secretarias da administração municipal.