Vacina contra o vírus HPV está disponível nos postos de saúde e escolas municipais

A vacina será oferecida gratuitamente

A campanha de vacinação contra o vírus HPV começou nesta segunda-feira (10) em São Paulo. A primeira dose será aplicada em adolescentes de 11 a 13 anos nos postos de saúde e escolas públicas e particulares da capital. O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, o que representa 211.288 jovens na cidade.

A solenidade de lançamento da campanha foi realizada no CEU Butantã e contou com a presença do prefeito , da presidente da Republica do governador do Estado de São Paulo, do ministro da Saúde, dos secretários municipais de Saúde e de Educação.

“Estamos tomando medidas que vão mudar a condição da saúde da nossa população, começando pelas jovens mulheres de São Paulo. Nós começamos aqui um amplo programa de vacinação. Serão mais de 200 mil jovens que serão vacinadas. Trata-se de uma vacina preventiva, que está sendo dada na idade certa para garantir uma saúde mais digna à mulher”, disse o prefeito.

"Essa frase da campanha (‘Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção’) mostra que a gente tem de sempre comemorar o fato de que cada menina tem uma forma de ser. Isso é muito bonito e muito importante. Mas é obrigação do Estado garantir proteção a todas as meninas e acredito que é esse o compromisso que nos mobilizou para estarmos aqui hoje. Com essa medida, estamos garantindo que elas sejam mulheres saudáveis", ressaltou a presidente.

A estudante Giovana Assis Cavalca, de 11 anos, foi a primeira garota a ser vacinada na campanha. Estudante do quinto ano do CEU Butantã, Giovanna disse achar importante a iniciativa. "Precisamos nos vacinar para não pegarmos câncer (de colo de útero)", afirmou. Asfamílias das estudantes da rede municipal de ensino foram previamente comunicadas da campanha e a vacinação só ocorre mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Aplicação
A primeira dose será aplicada nas adolescentes, conforme cronograma do Ministério da Saúde. Neste ano, serão imunizadas as meninas com 11, 12 e 13 anos de idade. Em 2015, será a vez das meninas com 9, 10 e 11 anos e, em 2016, apenas as meninas com 9 anos de idade. A população indígena é um grupo de maior vulnerabilidade às doenças. Neste caso, o público-alvo é composto por indígenas do sexo feminino com idades entre 9 e 13 anos no ano da introdução da vacina e de nove anos de idade do segundo ano em diante.

“Para a gente é uma satisfação imensa participar de uma atividade como essa aqui em São Paulo, do lançamento de uma vacina, em particular, em uma semana em que comemoramos a luta das mulheres”, afirmou o ministro da Saúde, . "Colocar a vacina contra o HPV no calendário tem a ver com a política de atenção integral à saúde das mulheres. Estamos vacinando as meninas, mas pensamos no conjunto de mulheres brasileiras, de todas as classes sociais, em particular aquelas mais pobres que teriam mais dificuldades em pagar R$ 500 por cada uma das doses", completou, sobre o preço médio da vacina no mercado.

"Estamos hoje aqui para celebrarmos um dia não só na saúde das meninas e mulheres brasileiras, mas também dos homens. À medida que tivermos (consolidada) a vacinação contra o vírus do HPV, o papiloma vírus, também vamos proteger os homens", disse o governo Geraldo Alckmin, ao se referir a uma explanação do ministro Chioro, sobre algumas pesquisas realizadas na área de que, com a vacinação de pelo menos 80% da população jovem feminina, configura-se também a defesa aos meninos.

Cronograma
O esquema de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde é o recomendado pelo Grupo Técnico Assessor de Imunizações (TAG) da Organização Panamericana de Saúde e aprovado pelo Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunização (PNI), composto por três doses:

* 1ª: entre 10 de março e 10 de abril, as escolas municipais de ensino fundamental receberão equipes da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), que vacinarão as alunas com idades entre 11 e 13 anos.

Simultaneamente, a campanha acontecerá nas 447 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as demais adolescentes que se encaixam no público-alvo, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. As adolescentes que, por algum motivo, não estiverem frequentando a escola e/ou não desejarem ser imunizadas na mesma, podem receber a vacina na UBS mais perto de onde mora;

* 2ª: em setembro (seis meses após a primeira dose), nas UBS;

* 3ª: cinco anos após a primeira dose, nas UBS.

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio da COVISA – fez uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação para que as ações de imunização sejam executadas. A ideia é que os pais das adolescentes recebam orientações sobre a importância da vacinação.

As contraindicações para a aplicação da vacina HPV são:

* reação anafilática aos componentes da vacina;

* reação anafilática em dose anterior;

* gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal adequado.

A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site da Secretaria da Saúde.