Público aprova Virada Cultural 2016 e nota do evento sobe em relação a 2015

12ª edição de evento contou com mais de 700 atrações em sua programação, que foi encerrada na noite deste domingo (22). Teatro Infantil e Serenata foram as atrações da Virada Cultural em Aricanduva

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), a Virada Cultural deste ano, iniciada na sexta-feira (20) e encerrada na noite deste domingo (22), foi melhor que a edição de 2015 na opinião do público que acompanhou as 700 atividades da programação de 2016.

A nota média atribuída pelos frequentadores tanto no sábado (21) quanto no domingo (22) foi de 8,4. Em 2015, a nota dada pelo público da Virada para a edição do evento foi pouco inferior, 8,2.
Outro dado que mostra a evolução do evento nos últimos anos é que 47,5% do público presente nesta edição da Virada Cultural participou em 2015 e retornou para curtir a festa em 2016. O número era menor em 2015 em relação a pessoas que tinham ido ao evento em 2014 e retornado, 34,2%.

O levantamento aponta ainda que 91% dos entrevistados apontaram os palcos musicais como o melhor da programação do evento, seguidos pelas apresentações de Cultura Popular com 15,6%, espetáculos de dança com 10,5% e Teatro com 10,3%. Pela primeira vez, a Virada deu seu pontapé inicial com um happy hour de shows musicais na sexta-feira (20).

A avaliação do público em relação as atrações e aos artistas no evento deste ano também cresceu na comparação a 2015. Enquanto, 85,1% atribuíram avaliações de excelente e bom para as atrações no ano passado, em 2016, o patamar subiu para 86,6%. Em relação aos artistas, bom/excelente cresceu de 85,6% para 86,7%. Grandes nomes como Ney Matogrosso e Alcione estrearam na programação da Virada Cultural em 2016 e atrações internacionais de mais de dez países diferentes também se apresentaram no evento.

Ainda de acordo com a pesquisa Novas atrações e talentos atraíram 36,9% do público para edição de 2016, enquanto em 2015, essa foi a motivação de 25% das pessoas para ir a Virada. Os paulistanos que passaram pelo evento também apontaram melhoria na sonorização, ou seja, a qualidade para ouvir os espetáculos, passando de 76,5% de bom/excelente em 2015 para 83,9% em 2016. A programação descentralizada foi ampliada em 2016 e grandes artistas como Gaby Amarantos, Elba Ramalho, Emicida e Mano Brown se apresentaram em 50 espaços na periferia.

Mesmo assim, de acordo com a pesquisa da SPturis, mais de 1% do público apontou a oportunidade de andar a pé pelo Centro como o melhor da Virada, acima até dos shows, teatros e espetáculos de dança. Além de reduzir o perímetro do evento em 2016, a Prefeitura instalou mais de 700 pontos de iluminação LED na região central, que ficarão como legado para os paulistanos após a Virada. Apesar de menor que no ano passado, 65,2% dos visitantes avaliou a sensação de segurança como bom/excelente.

No ano em que a Virada Cultural teve um palco exclusivo dedicado às mulheres, a participação feminina também cresceu, passando de 53,9% do público em 2015 para 56,5% neste ano, segundo o levantamento da SPTuris. Os homens foram 43,5% nesta 12ª edição da Virada Cultural.

Teatro Infantil e Serenata foram as atrações da Virada Cultural em Aricanduva

Na área da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, as atrações da Virada Cultural se concentraram em dois pontos: No Teatro Zanoni Ferrite, na Vila Formosa, que recebeu durante todo o dia e noite deste último sábado, dia 21, peças e contos infantis, além de oficinas de dança, literatura e música para a garotada. No final, foi apresentado o espetáculo “Sob a Pele”, que já faz parte da programação cultural do mês de maio do teatro, que fica anexo à Biblioteca Municipal Paulo Setúbal.
No domingo, a “Viradinha Cultural”, teve prosseguimento, só que na “Rua Aberta” (programa da Prefeitura que abre ruas aos domingos para atividades de lazer, esporte e cultura para a comunidade). Na Sub Aricanduva, o programa funciona das 10 às 16 horas na Rua Benedito Galvão, no trecho entre as ruas Taubaté e Apetiribu, junto à Praça Albino Francisco de Figueiredo, na Vila Santa Isabel, distrito Carrão. Neste domingo, dia 22, a garotada presente pôde se divertir pra valer com a peça infantil, “Uma Irremediável Escolha”, que foi encenada ao ar livre na parte da manhã. Na parte da tarde, os adultos e as crianças que são as maiores freqüentadoras do espaço público, assistiram e puderam interagir com o grupo “Serenando – Companhia Lira dos Anjos”. As pessoas eram convidadas a escolherem as músicas que gostariam de ouvir e num cenário de madeira, simulando uma janela, ficavam ouvindo os seresteiros interpretarem verdadeiros clássicos da Música Popular Brasileira. A subprefeita de Aricanduva/Formosa/Carrão prestigiou a atividade da Virada Cultural e participou da brincadeira com os músicos do Serenando.

Público era chamado a participar da Serenata, ficando atrás de um cenário de madeira, que simulava uma janela

Quem compareceu à Rua Aberta de Aricanduva, no domingo, se divertiu com a Serenata da Virada Cultural