Vila Carrão festejará seus 97 anos

No próximo dia 23, domingo, o bairro de Vila Carrão irá festejar seus 97 anos.

 No próximo dia 23, domingo, o bairro de Vila Carrão irá festejar seus 97 anos. A Festa de Aniversário que tradicionalmente acontece sempre no 3º domingo de setembro, este ano foi adiada para o 4º domingo de novembro e contará com eventos cívicos e diversas atrações artístico-culturais. O palco cedido pela SPTuris (São Paulo Turismo) da tradicional festa será montado na Avenida Conselheiro Carrão, altura do nº 2580, em frente ao 31º DP (Distrito Policial) de Vila Carrão. A previsão para o início dos festejos é às 09 horas e seu término está previsto para 13 horas. A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego fará a interdição do trecho próximo ao palco entre 08 e 14 horas.
A abertura solene terá a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da GCM – Guarda Civil Metropolitana. Em seguida, haverá desfile de fanfarras de escolas da região; apresentação de dança cigana; coral da terceira idade; grupo de capoeira; dança de salão; e desfile de fuscas.

Um pouco da história de Vila Carrão

Vila Carrão originou-se de um antigo sítio à beira de uma trilha por onde iam e vinham os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica, trilha essa engrossada pelos bandeirantes em busca de aventura. Essas terras de acordo com alguns historiadores faziam parte da indefinida "Sesmaria de João Ramalho", que ao longo dos anos passou pelas mãos de muitos proprietários e recebeu nomes como "Tucuri, "Bom Retiro" e "Chácara Carrão". Aos poucos do vasto sítio "Tucuri", "Bom Retiro" ou "Chácara Carrão" surgiram os bairros: Vila Carrão, Vila Nova Manchester, Vila Santa Isabel e Jardim Têxtil, e o cenário agrícola foi dando lugar ao progresso. Hoje, além de forte e diversificado comércio, o bairro de Vila Carrão entrou para o rol de empreendimentos imobiliários cinco estrelas na Zona Leste e aguarda a chegada do metrô, com o prolongamento da linha 2-Verde, a partir da estação Vila Prudente até a futura estação Dutra, em Guarulhos. Duas novas estações serão no bairro: Guilherme Giorgi e Nova Manchester.
O nome do bairro homenageia João da Silva Carrão, antigo proprietário de terras na região, que foi presidente da província de São Paulo e conselheiro de Dom Pedro II.