Resíduos Orgânicos

Compostagem em São Paulo

Em dezembro de 2015, a cidade de São Paulo ganhou o projeto de compostagem, chamado “Feiras e Jardins Sustentáveis”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que consiste em oferecer tratamento ambientalmente correto para de resíduos orgânicos de feiras livres da capital.

 

 


Ao todo, a cidade de São Paulo conta com cinco pátios de compostagem, sendo eles: Lapa, Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo.

Todas as unidades juntas possuem capacidade de recebimento de no máximo 15.600 ton (quinze mil e seiscentas toneladas) de frutas, de legumes e de verduras (o FLV) por ano e processamento de até 3.120 ton (três mil, cento e vinte toneladas) de composto orgânico, aproximadamente, no mesmo período.

 

LEGISLAÇÃO

 

  • Lei Federal nº 6938, de 31 de agosto de 1981 - Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências;
  • Resolução CONAMA nº 481, de 03 de outubro de 2017 que estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e dá outras providências.
  • Lei nº 14.723 de 15 de maio de 2008 - Institui, no Município de São Paulo, o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores - PAMPA, e dá outras providências;
  • Decreto nº 61.036 de 7 de fevereiro de 2022 - Dispõe sobre a reorganização da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias – SEPEP, da Secretaria de Governo Municipal, e a criação e organização da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP, na Secretaria Municipal das Subprefeituras, bem como altera a denominação e a lotação dos cargos de provimento em comissão que especifica.

DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS

Na prática, o projeto se inicia nas feiras com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participarem do projeto, separando os restos de frutas, de verduras e de legumes. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminham para os pátios de compostagem da cidade.

 

Chegando ao pátio, os resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada e palha. Depois essa mistura é disposta em leiras (canteiros), onde acontece o processo de compostagem, que leva em torno de 120 (cento e vinte) dias para ser concretizado.

Por fim, esses resíduos são transformados em composto orgânico de qualidade, que além de utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município (uma vez que esta ação evita o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo também o deslocamento de caminhões e
evitando a emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente), o composto também é distribuído gratuitamente para a população.

Pátio de Compostagem: Lapa
Endereço: Avenida José Maria de Faria n° 487.

Com o objetivo de cumprir as metas do Programa Nacional de Resíduos Sólidos, o primeiro pátio de compostagem da cidade foi inaugurado como projeto piloto em dezembro de 2015, na Lapa, região oeste da capital. O pátio conta com 9 (nove) leiras (canteiros) que recebem os resíduos orgânicos de aproximadamente 24 (vinte e quatro) feiras livres da zona oeste da capital.

Pátio de Compostagem: Sé
Endereço: Avenida do Estado n° 3.330.

 

Depois dos testes e experiências adequadas ao Pátio de Compostagem da Lapa, em setembro de 2018, a região da Sé foi contemplada com o segundo Pátio de Compostagem da cidade.

O terreno, com 5.563 m² de área, fica localizado próximo à Avenida do Estado, região Central, conta com 10 leiras (canteiros) e recebe cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos por semana, vindos das 32 (trinta e duas) feiras livres nos bairros: Bela Vista, Liberdade, Consolação, República, Sé, Santa Cecília, Bom Retiro e Cambuci.

Pátio de Compostagem: Mooca
Endereço: Rua Cirino de Abreu n° 456.

 

Em novembro de 2018 ocorreu a abertura do primeiro pátio de compostagem na Zona Leste – o terceiro da cidade. O terreno com 4.539 m² de área conta com 9 (nove) leiras (canteiros), que recebem semanalmente cerca de 60 (sessenta) toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), vindos das 44 (quarenta e quatro) feiras livres dos
bairros: Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.

Pátio de Compostagem: São Mateus
Endereço: Rua Forte de Araxá n° 409.

 

O quarto equipamento público foi inaugurado no dia 18 de dezembro do mesmo ano (2018). Localizado também na Zona Leste, o Pátio São Mateus, conta com 3.100 m² de área e dispõe de 9 (nove) leiras. O pátio recebe os resíduos orgânicos das feiras livres das subprefeituras de Itaquera, Sapopemba, Cidade Tiradentes e São Mateus.

Pátio de Compostagem: Ermelino Matarazzo
Endereço: Eduardo Kiyoshi Shimuta, próximo ao nº 111

 

Em janeiro de 2019, a zona leste ganhou o quinto Pátio de Compostagem do município. O Pátio Ermelino Matarazzo conta com 3.264 m² de área e dispõe de 9 (nove) canteiros que podem receber, semanalmente, até 60 toneladas de resíduos orgânicos provenientes de 16 (dezesseis) feiras livres.

DIMENSÃO DAS ATIVIDADES
De janeiro a junho de 2023, todos os pátios juntos receberam mais de 3.000 ton (três mil toneladas) de resíduos orgânicos (o FLV), sendo que, desse total, foram produzidas mais de 627 ton (seiscentas e vinte e sete toneladas) de composto orgânico.

Horário de Funcionamento e Visita
O horário de funcionamento dos pátios é de terça-feira a domingo, das 6h às 22h (após o
horário das feiras livres).
Caso haja interesse de visita ou retirar composto orgânico em grande quantidade, favor
entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br



CLIQUE NA IMAGEM E BAIXE O GUIA PRÁTICO DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA DA AMLURB

 

 

CANAIS DE ATENDIMENTO
Central de atendimento 156 – Prefeitura São Paulo/SP

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo.
Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
Se você está fora de São Paulo, ligue 0800-011-0156, somente para telefones fixos
instalados na Grande São Paulo

Acesse o portal

  •  Aplicativo 156 disponível para download

Android

IOS