Share

Organização

Quem somos

A prestação de serviços funerários à população, a administração dos cemitérios públicos e a fiscalização dos cemitérios pertencentes a entidades particulares são competência da autarquia Serviço Funerário do Município de São Paulo. Os serviços funerários compreendem o fornecimento de urnas ou caixões mortuários, a remoção dos mortos, a instalação e manutenção dos velórios públicos e a autorização e fiscalização daqueles pertencentes a particulares e o transporte dos mortos, por estrada de rodagem, para outros municípios.

Os serviços funerários compreendem, também, serviços auxiliares como o fornecimento de aparelhos de ozônio e providências administrativas junto aos Cartórios de Registro Civil e Cemitérios.

A administração dos cemitérios compreende a concessão de sepulturas para inumação (sepultamento), bem como ossários e relicários; a autorização para exumações e reinumações; a autorização e fiscalização de construções funerárias; a escrituração dos cemitérios; a fiscalização dos serviços executados por empreiteiros credenciados.

Em vários Cemitérios Municipais, o Serviço Funerário dispõe de terrenos que são concedidos às pessoas interessadas mediante contribuição compatível com o tamanho da sepultura e da localização da necrópole. A aquisição de uma concessão é segura, simples e sem burocracia, bastando, para tanto, que o interessado compareça  de 2.ª a 6.ª feira, das 08 às 16 h, à Rua da Consolação, 247 - 5.º andar - fone 11-3396-3800. Aos sábados e domingos,  procure a Agência Central do SFMSP (Viaduto Dona Paulina, baixos) que atende 24 h - fone 11-3247-7021. O n.º 0800-109850 também poderá orientar os interessados em adquirir ou renovar concessão de terrenos.

Compete ainda ao Serviço Funerário do Município de São Paulo a administração de fornos crematórios e os procedimentos para a cremação de restos mortais. A maioria dos serviços prestados é onerosa, mas para aqueles munícipes que não têm condições financeiras de arcar com o custo dos serviços, os mesmos serão subsidiados a baixo custo ou mesmo gratuitamente, de acordo com legislação municipal.