04/12/2008 16h01

Share

Sobre o crematório e cremação

O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado "Dr. Jayme Augusto Lopes", foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída.

Possui dois fornos crematórios e atende uma média de mais de 750 cremações de corpos por mês ou 25 por dia, em média. Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura. O forno pode cremar separadamente dois corpos ao mesmo tempo em duas câmaras de cremação distintas. O crematório conta ainda com 03 câmaras frias para conservação dos corpos a serem cremados, as quais têm capacidade para armazenar até 64 corpos. O prazo para se disponibilizar as cinzas para os familiares é de 10 dias corridos.

Ao optar pela cremação, o contratante deve procurar uma das agências do Serviço Funerário. A cremação poderá acontecer quando:

- o falecido houver manifestado, em vida, este desejo  através de "Declaração de Vontade", devidamente registrada em cartório.

- A autorização para cremação, de quem não optou por ela em vida, é concedida por um parente de primeiro grau mais próximo, na ordem sucessória (cônjuge, ascendente, descendente e irmãos maiores de 18 anos) e testemunhada por duas pessoas, além da apresentação do  atestado de óbito assinado por 2 médicos. Parentes de 2.º grau não podem autorizar a cremação.

-No caso de morte violenta, a cremação só ocorrerá mediante autorização judicial. Para isso são necessários:   

1) Atestado assinado por um médico legista;  

2) Boletim de Ocorrência;        

3)  Declaração de um  delegado de polícia manifestando não se opor à cremação em questão;   

4) Atestado de Óbito assinado por dois médicos.

- Ver formulário "Declaração de Vontade": COMO PROCEDER>cremação> Declaração de Vontade.

O Crematório oferece uma sala para cerimônias ecumênicas onde familiares e amigos dispõem de 10 a 15 min para as últimas despedidas. Apresentação de coral, orações, alocuções, músicas sacras ou profanas, populares ou clássicas, escolhidas previamente, podem integrar essa cerimônia. As cinzas ficam no Crematório, à disposição da família, por 30 dias; após esse período, se não reclamadas, serão respeitosamente esparzidas pelo jardim do próprio Crematório.

Crematório Municipal "Dr. Jayme Augusto Lopes"

Av. Francisco Falconi, 437 - Jd. Avelino - Vila Alpina

03227-000 - São Paulo - SP       

Fone fax: (11) 2345-5937 / 2347-4002