Share

Como Proceder ?

O que fazer em caso de falecimento

Em caso de morte natural na residência, é necessário que um médico emita o Atestado de Óbito. O mesmo procedimento vale para falecimento em hospitalEm caso de cremação é obrigatória a assinatura de dois médicos.

Mortes naturais na residência - quando não há médico para atestar o óbito - devem ser comunicadas à Delegacia de Polícia mais próxima para a elaboração de Boletim de Ocorrência. Nesses casos, é necessário aguardar a liberação do atestado ou declaração de óbito pelo Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC) - órgão estadual subordinado ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- para iniciar a contratação do funeral.

Em caso de morte acidental, suspeita, violenta na rua ou na residência comunique a Polícia Militar (190)  para providenciar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML)

Com o Atestado ou Declaração de Óbito, a contratação deverá ser feita em uma das 11 agências públicas do Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP). Seis agências têm atendimento 24 horas. O valor do funeral depende do modelo de urna, do peso e da altura do falecido e dos demais serviços complementares escolhidos pela família. Lembre-se de verificar se o falecido possuía convênio funerário ou seguro (particular ou empresarial).

É possível a realização de velórios em hospitais, igrejas, residências, velórios municipais e particulares. O SFMSP também faz o transporte de corpos por estradas de rodagem para outros municípios.

Na cidade de São Paulo, o sepultamento poderá ser realizado em terrenos disponíveis nos cemitérios públicos em quadra geral terra ou gaveta por um prazo de três anos ou em túmulo da família já existente ou adquirido com a concessão a ser obtida no SFMSP.

Caso a família não tenha condições de arcar com as despesas, basta fazer uma declaração para solicitar o serviço gratuitamente, sem custos. Doadores de órgãos também podem obter a gratuidade.

As despesas com o funeral constantes na Nota de Contratação de Funeral (NFC) podem ser pagas com dinheiro, cartão de débito, vencimento em até 30 dias ou parceladas em até três vezes no cartão de crédito. É possível dividir a despesa em até três cartões de crédito diferentes.

Pelo telefone 0800 10 9850, com atendimento 24 horas, obtenha todas as informações e dicas para providenciar o funeral.

Ressaltamos que não há servidores municipais atuando fora das agências funerárias. O serviço funeral dentro da Cidade de São Paulo é de competência exclusiva do SFMSP.

Nenhum servidor do Serviço Funerário Municipal de São Paulo (SFMSP) pode, em hipótese alguma, solicitar pagamento para realizar tarefas que já fazem parte de suas obrigações muito menos ofertar ou intermediar serviços estranhos aos prestados pela Funerária Municipal.

Em caso de denúncia de desvio de conduta de servidores municipais, utilize a plataforma Denúncias, do site da Controladoria Geral do Município.