Share

A COLETA DE LIXO EM SÃO PAULO

A cidade gera, em média, 20 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). Só de resíduos domiciliares são coletados são cerca de 12 mil toneladas por dia.

Os trabalhos de coleta de resíduos domiciliares, seletivo e hospitalares são executados pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga. Diariamente é percorrida uma área de 1.523 km² e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela coleta. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados 500 veículos (caminhões compactadores e outros específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).

A Loga realiza a coleta da região noroeste da cidade de São Paulo. Além da coleta, a Loga administra o aterro Sanitário Bandeirantes, em Perus, e o transbordo Ponte Pequena. A Ecourbis realiza a coleta da região sudeste e administra os aterros CTL (Central de Tratamento de Resíduos Leste) e São João (desativado), ambos na Avenida Sapopemba, além dos transbordos Vergueiro e Santo Amaro.

COLETA DE LIXO - DIA E HORÁRIO

Clique aqui para consultar as datas e horários em que as coletas domiciliar e seletiva são realizadas em sua rua.

É importante que a população colabore colocando os sacos de lixo no máximo duas horas antes do caminhão coletor passar, evitando que os sacos sejam rasgados por pessoas que buscam materiais recicláveis.

A população, além de reclamar, também deve denunciar a falha no atendimento de coleta ou mesmo pessoas que depositam os sacos na rua antes do horário.
As denúncias podem ser feitas através do Alô Limpeza (3397-1723).

A colocação dos resíduos para a coleta fora do horário pode resultar em multa no valor de R$ 57. 

LOGA - Atende as zonas Oeste, Norte, Centro e parte da Leste. Pesquise aqui sua rua.
Atende às subprefeituras: Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanâ/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.
www.loga.com.br - 0800-770 1111

ECOURBIS - Atende as zonas Sul e parte da Leste. Pesquise aqui sua rua.
Atende às subprefeituras: Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socoroo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.
www.ecourbis.com.br - 0800-772 7979
 

Faça o download do mapa em PDF

O aterro sanitário Bandeirantes está desativado desde o mês de março de 2007, mas tem captação de gás. O material coletado pela concessionária é levado para o aterro de Caieiras. O aterro São João está destivado desde o ano de 2009 e atialmente os resíduos coletados pela Ecourbis são encaminhados para o aterro municipal CTL (Central de Tratamento Leste).