Share

CFSU apresenta o Curso de “Técnicas Operacionais de Primeira Resposta” aos GCMs

 O Centro de Formação em Segurança Urbana realizou pela primeira vez curso de técnicas operacionais. As aulas aconteceram de 22 a 26 de junho e participaram 20 alunos, sendo 15 Inspetores da GCM/SP e 05 integrantes da Guarda Municipal de Poá – município da Grande São Paulo.

O objetivo do curso é em razão do grande número de ocorrências registradas, tendo os GCM’s como vítimas fatais. As aulas práticas foram ministradas com equipe especializada em táticas operacionais e instrutores especializados nas áreas de Direito, de Psicologia, de Defesa Pessoal, de Resgate de Emergência e de Educação Física.

“Na unidade educacional da GCM foi implantada, pela primeira vez, a pista de aplicação tática construída pelos servidores do CFSU, colocando o agente em contato com um cenário de crise e utilizando o conceito da filosofia de Policia, conhecido como C.H.A. (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Comunitária) fazendo com que a intervenção do agente seja a mais adequada possível para cada situação”, diz a Coordenadora do CFSU, Luciana Verzaro.

De acordo com o Coordenador Pedagógico do curso Inspetor, Altair Daniel Dias, é de extrema importância para a atuação do GCM estando de serviço ou não, ter habilidade e treinamento constantes, para enfrentar situações de risco e resguardar sua própria vida.

O que é o centro de Formação

O Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), subordinado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), foi criado pela Lei 13396/02, regulamentado pelo Decreto 50.945/09.

A unidade oferece, desde cursos de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento em todos os níveis hierárquicos, conforme exigência da Lei Municipal 13.768/04, até cursos de capacitação para servidores da administração de pasta através de aulas presenciais e a distância.

Entre os cursos dirigidos aos guardas, destacam-se a formação de GCM 3ª classe, capacitação para Classes Distintas e Inspetores; Atendimento ao Turista em Língua Estrangeira – Inglês e Espanhol; Credenciamento de Motoristas, Motociclistas e Ciclistas; Estágio de Qualificação Profissional– EQP e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (incluindo o “Método Giraldi” na instrução de tiro), conselheiros em direitos humanos, motociclistas batedores, guardas vidas, além do curso Escola de Comando destinado ao aperfeiçoamento de cerca de 200 Inspetores, qualificando-os ao exercício de cargos de comando e chefia na GCM, entre outros.

Certificação ISO 9001:2008

E, para atuar, dentro dos padrões de gestão da qualidade exigidos pela sociedade e incorporados pela Secretaria, o CFSU está certificado com o ISO 9001:2008, como o 1º Centro de Formação para GCMs, estabelecendo assim uma referência em qualificação, formação, qualificação e aperfeiçoamento continuo de servidores ligados à segurança urbana de São Paulo e de outros estados, com aulas presenciais ou à distância.

O complexo

Instalado no terreno do CFSU, está o complexo Givanildo da Silva, uma homenagem ao guarda morto em 1993 por assaltantes, ao defender os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Teodomiro Toledo Piza, no Parque Grajaú, na zona sul. No local funcionam ainda: duas salas de aula, dotadas de equipamentos modernos para projeção de áudio e vídeo, um auditório com estrutura para palestras e cursos com capacidade para 60 pessoas, um refeitório, uma cozinha industrial e três vestiários, sendo dois masculinos e um feminino e banheiro para pessoas com deficiências.

Créditos das imagens: Dennis Guerra

Assessoria de Imprensa