Defesa Civil

Defesa civil atende ocorrências de emergência


A Defesa Civil da Cidade de São Paulo tem como função realizar ações para minimizar riscos e atender ocorrência de emergências. Como por exemplo, deslizamento, queda de árvore, vistorias pós-incêndio, solapamento, desabamento e alagamento mandando uma equipe para o local para que seja feita os devidos procedimentos.

Além disso, projetos preventivos como identificar, mapear e monitorar áreas de risco, bem como resposta e apoio aos atendimentos. Monitorar áreas ambientais para que não seja ocupada e realizar ações preventivas em edificações, como remover moradores em áreas de alto risco.

E manter informado a população, a União e o Estado de áreas de riscos ambientais e ocorrências de eventos de grandes proporções como o desastre ocorrido no edifício Wilton Paes de Almeida, bem como sobre ações de prevenção, mobilização, articulação de sistemas de alertas e de resposta em circunstâncias de desastres. Planejar e realizar regularmente exercícios simulados para contingências de defesa civil para um melhor atendimento ao munícipe.

Como ato de prevenção a Defesa Civil participa de operações que intensificam o cuidado em determinadas épocas do ano, São elas Operação Baixa Temperatura, Baixa Umidade e Plano de Chuvas de Verão.

Por: Giovana Lima

Revisão: Kelly Ortiz