Segurança para mulheres vítimas de violência.

SMSU promove através do GGI, promove curso do Programa Guardiã Maria da Penha.

 O departamento GGI (Gabinete de Gestão Integrada), sob a direção da Inspetora Elza Paulina, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou o 1º curso do Programa Guardiã Maria da Penha. O evento realizado durante todo o dia aconteceu nesta quarta-feira (28), no prédio da Secretaria.
O curso contou com a presença de aproximadamente 30 guardas civis que acompanharam as palestras ministradas durante todo o dia. No período da manhã, a Coordenadora das Políticas Públicas da Mulher da SMDH, Gislaine Caresia, abordou temas sobre tipos de violência moral, física, psicológica no âmbito familiar. Outras palestrantes foram as assistentes sociais Maria José Basaglia e Maria Diante Roverci que explicaram a importância da atuação dos guardas capacitados que realizam visitas periódicas às mulheres para garantir o cumprimento das medidas preventivas. E, ao final, as promotoras Valeria Scarance e Silvia Chakian explicaram o papel do Ministério Público neste processo.
Em homenagem a esse trabalho realizado, ao final do evento o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, o Chefe de Gabinete da Pasta, Fernando César Lorencini e o Inspetor Laércio, que foi responsável pelo projeto durante 4 anos, estiveram presentes e também participaram da entrega do certificado aos guardas.
O projeto "Guardiã Maria da Penha", criado pelo Decreto Municipal n° 55.089 em 08 de maio de 2014, prevê proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, com medidas garantidas pela Lei Maria da Penha por meio da atuação da GCM em parceria com o Ministério Público e da Coordenadoria das Políticas das Mulheres da Secretaria Municipal dos Direito Humanos.
Tem por objetivo combater a violência física, psicológica, sexual e moral contra as mulheres, monitorar o cumprimento das normas penais que garantem sua proteção e a responsabilização do agressor, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis.