Programa Dronepol

Em uma iniciativa pioneira, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana apresenta um projeto com a utilização de drones para auxiliar na segurança da Cidade

O Programa Dronepol, da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, é pioneiro na gestão pública do Brasil, com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões em áreas de interesses ambientais, locais com grande aglomeração de pessoas e auxiliando no combate à criminalidade.


A SMSU é o órgão que mais opera drones no País, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, da Aeronáutica. O Programa tem à sua disposição 31 drones de alta tecnologia equipados com câmeras de alta definição, ampliando o poder de visão dos agentes para localizar esconderijos de drogas e pontos de tráfico, além de operações pontuais em apoio aos demais órgãos públicos, sendo utilizados também em missões de inteligência e operações de monitoramento de grandes eventos e manifestações.


A SMSU também oferece o Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) desde julho de 2018, quando foram certificados 33 pilotos. Com uma duração total de 40 horas, as aulas têm como finalidade capacitar os participantes para a fiscalização em operação com aeronaves remotamente pilotadas, oferecendo noções básicas de hardware e software embarcados, análise de risco, com foco na segurança de voo, procedimentos teóricos e práticos de planejamento, execução e pós-voo.


Ao todo, quase 800 agentes, tanto da GCM quanto de diversos órgãos públicos brasileiros, como Polícia Militar, Polícia Federal, Marinha e Aeronáutica, já estão aptos a realizar ações de fiscalização e monitoramento com o emprego de drones, além de conhecerem a legislação relativa ao tema.


Desde a criação do Programa Dronepol, em maio de 2017, outras forças passaram a se interessar pelo Curso, não só pela experiência que os agentes da GCM têm na pilotagem dos drones, como também pelo pioneirismo da SMSU em adotar as aeronaves para reforçar o policiamento e a fiscalização durante as operações.