City Câmeras

Ferramenta permite que qualquer cidadão ou empresa possa disponibilizar sua câmera para integrar sistema de monitoramento de segurança

O City Câmeras surgiu da necessidade de se aliar segurança, tecnologia e participação da sociedade ele é uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência na cidade de São Paulo. O principal diferencial é a participação da população. Para formar essa rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, são utilizadas câmeras de segurança residenciais e as que estão instaladas em pontos comerciais.
Para participar do sistema, a pessoa deve contratar uma empresa de armazenamento de imagens em nuvens, desde que atenda aos requisitos técnicos mínimos (veja mais detalhes no fim do texto). Quem participar do programa receberá um login e uma senha para acessar o sistema e visualizar a câmera que disponibilizou.
No total, o programa conta com 540 câmeras conectadas à plataforma na cidade de São Paulo, mas este número cresce a todo momento com as novas adesões por parte da população e a integração das câmeras públicas ao sistema. Os dados de todas as câmeras ficam registrados por até sete dias, o que ajudará também na investigação de crimes.
“O que nós estamos fazendo é integrar o que já existe na cidade de São Paulo. Hoje, quando acontece um crime, a Polícia Civil recebe a informação e faz uma ação no local para achar onde estão as câmeras. Agora, damos endereço a essas câmeras. A polícia já consegue acessar. A finalidade é criar a dificuldade para a prática do crime na cidade”, diz o secretário de Segurança Urbana, José Roberto Oliveira.
O Brás foi o primeiro a participar da iniciativa, que contemplará toda a cidade, por ser o maior centro comercial de São Paulo, registrando um grande número de pessoas que circula diariamente na região. Outros bairros também estão aderindo ao programa, é o caso do Belém, Tatuapé e Sumaré. O objetivo é expandir e, até o fim da gestão, instalar um total de 10 mil câmeras pela cidade.
O sistema também vai permitir uma economia para a Prefeitura de R$ 3,6 milhões por ano com a rescisão do contrato de aluguel de links e câmeras. Com a plataforma do City Câmeras, o aluguel destes equipamentos não será mais necessário. O site e a plataforma foram doados pela iniciativa privada, sem custos para a Prefeitura.
 
Como funciona o City Câmeras
O modelo operacional do sistema permite a integração das imagens, que ficam armazenadas e são transmitidas para o Comando da GCM e Controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem nas ruas e avenidas da cidade.
 
Com o sistema, será possível monitorar o patrimônio público, escolas, hospitais, além de grandes vias de circulação de pessoas e automóveis, como pontes, passarelas e avenidas, por meio de câmeras externas de condomínios, fábricas e empresas. Este monitoramento vai permitir mapear as maiores ocorrências, até mesmo de zeladoria, como o descarte irregular de resíduos, e aumentar o efetivo de segurança. O principal objetivo de atual gestão é trabalhar de forma integrada e em parceria com o Estado, integrado ao Detecta, participando efetivamente na prevenção de delitos e na segurança pública, sobretudo dificultando a prática do crime na cidade.
A ação conta com o apoio da Febraban, Telefônica, Tecvoz, Camerite, Fevabras e Alobrás. A Prefeitura ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.
Requisitos técnicos para uma câmera participar do City Câmeras
Para aderir ao projeto é preciso estar atento se as câmeras atendem a certos requisitos técnicos que garantam qualidade das imagens, capacidade de envio e compartilhamento na rede de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana:
Câmera com resolução 720p - 1 Mega Pixel - 12 fps
É necessário o uso de câmeras com tecnologia HD e transmissão mínima de 12 fps (frames/fotos por segundo).
Protocolo RTSP
RTSP é o protocolo de comunicação utilizado nas câmeras e gravadores.
Cadastro da câmera na plataforma  
É necessária a contratação de uma plataforma de gravação em nuvem do mercado (com gravação mínima de 7 dias).