Cidade de São Paulo lança Programa de Monitoramento Eletrônico, City Câmeras

Batizado de City Câmeras, o programa lançado nesta quinta-feira (23) pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Inovação e Tecnologia em parceria com a sociedade civil visa a cooperação entre a iniciativa privada, Governo Estadual e Prefeitura para melhorar a capacidade de zeladoria urbana e a segurança da cidade de São Paulo.
Deverão ser instaladas 10 mil câmeras na cidade nos próximos quatro anos para ampliar a segurança da população, proteger o patrimônio público, escolas, hospitais, além de grandes vias de circulação de pessoas e automóveis, como pontes, passarelas e avenidas. “O Programa permite que as ações multidisciplinares possam realizar o monitoramento das câmeras e, dessa forma, aumentar a segurança e o bem-estar da população e ainda proporcionar um atendimento qualitativo com mais rapidez”, revela o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.
O modelo operacional do sistema terá a integração das imagens, que ficarão armazenadas e serão transmitidas para o Comando da GCM e Controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações decorrentes nas ruas e avenidas da cidade.
O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e aquelas instaladas em pontos comerciais.
O City Câmeras será uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência na cidade de São Paulo.