Coordenador do Programa “De Braços Abertos” e Secretário Municipal de Segurança Urbana recebe Diretora de Relações Internacionais de Amsterdã

Nesta segunda-feira, 25 de abril de 2016, a Coordenação do Programa “De Braços Abertos” recebeu a Sra. Sabine Gimbrère, Diretora de Relações Internacionais de Amsterdã, Holanda.

O Secretário de Segurança Urbana e Coordenador do “De Braços Abertos”, Benedito Mariano, apresentou, junto com os membros da Diretoria Intersecretarial composto por Saúde, Direitos Humanos, Trabalho e Assistência Social, as diretrizes do Programa, seus principais objetivos, ações e desafios.

A Diretora também realizou visita técnica às instalações das frentes de trabalho e tenda de atendimento, onde pôde conhecer na prática as ações do Programa.

São Paulo e Amsterdã vêm estreitando relações desde fevereiro de 2014, quando as cidades assinaram um Acordo de Cooperação que engloba, entre outros temas, políticas para reintegração social de usuários de drogas e moradores de rua.

Ainda naquele ano, a Prefeitura de São Paulo, através das Secretarias de Segurança Urbana, Relações Internacionais, Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos, realizou missão técnica para conhecer a experiência de Amsterdã no cuidado a este setor da população.

Desde os anos 1970, Amsterdã adota a Política Holandesa de Redução de Danos aos Usuários de Drogas (“Dutch Harm Reduction Policy”), sob coordenação do Ministério da Saúde do país. Assim como o Programa “De Braços Abertos”, a Política Holandesa tem como principal foco a redução de danos.

A visita foi organizada e acompanhada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo (SMRIF) e pelo Consulado Geral da Holanda em São Paulo.