GCMs são homenageados com Láureas de Mérito Pessoal

 A Láurea do Mérito Pessoal foi instituída por Decreto Municipal em 2009 e visa homenagear os Guardas Civis Metropolitanos por ato e conduta pessoal que enalteçam o nome da Corporação e a área da segurança.


A indicação para recebimento da Láurea de Mérito pessoal pode ser feita por qualquer integrante da GCM e segue a ordem hierárquica. Ela está dividida em 5 graus. Inicia-se recebendo a de 1º Grau, que é pré-requisito para a de 2º Grau e assim sucessivamente.


Bronze (5º grau), reconhecimento formal da Administração às qualidades profissionais e morais do servidor;

Cromo (4º grau), entregue aos profissionais da GCM que realizarem ato e conduta pessoal que vier a enaltecer o nome da Corporação;

Prata (3º grau), pelo reconhecimento aos bons serviços, atos meritórios e trabalho relevante prestado pelo GCM;

Ouro (2º grau), por atuação em ocorrências de relevo;

Cores do Município em esmalte (1º grau), observam-se os seguintes critérios:


Atuação em ocorrências de relevo; aos profissionais que tenham prestado serviços excepcionais à GCM e com o reconhecimento dos demais membros da Corporação e da sociedade; que tenham conduta exemplar durante sua carreira. Para o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Italo Miranda Júnior, “essa condecoração representa um importante reconhecimento às mais elevadas qualidades morais e profissionais que um Guarda Civil Metropolitano pode alcançar, o que é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade, pois faz desses GCMs referências para aqueles que iniciam na carreira ou mesmo aqueles que, por motivos diversos, possam estar se sentindo cansados”, disse o secretário.


O comandante geral da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor de Divisão Gilson Menezes, lembrou a importância do trabalho em equipe na GCM, “eu reconheço cada um de vocês como parceiros de trabalho. Vocês que deram tantos anos de suas vidas à corporação e sempre honraram a farda que ostentam. Vocês estão nos ajudando a construir a melhor Polícia Municipal do Brasil”, afirmou o comandante.

Assessoria de Imprensa.