Inspetoria de Vila Sonia amiga do Meio Ambiente

 

Uso do poço artesiano, que abastece a Inspetoria e capitação da água da chuva é utilizado para irrigar a horta, além de aulas de conscientização ambiental a jovens a escolinha de futebol, estão entre as novidades que estão sendo implantadas

A Inspetoria de Vila Sonia criada conforme Decreto Nº 55.537, de 24 de setembro de 2014 e com previsão de inauguração até o final do ano, começa a ser preparada para ser a primeira inspetoria amiga da natureza. A unidade ocupa 600 metros quadrados e faz parte do futuro parque municipal chácara do Jockey, na zona oeste. O espaço pertencia ao Jockey Clube e foi dado à Prefeitura de São Paulo como parte da dívida de Imposto Predial e Territorial Urbano.

“O local pertence também as Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente e de Esportes, Lazer e Recreação. Possui árvores centenárias, espécies variada de plantas, picapau, bem-te-vi e outros, mico leão cinza, esquilos, lagartos etc, já foram vistos pelos Guardas Civis durante as rondas”, conta o Inspetor Helton Hipólito de Moraes, hoje readaptado e técnico agropecuário. Suas ideias de sustentabilidade levaram o Inspetor Regional, Valdenir Aparecido Torres Sandrim e os 85 GCMs lotados no local, a compartilhar as mudanças na unidade por uma vida melhor..

Sua experiência vem sendo desenvolvida nas horas de folga ou duas horas antes ou depois do trabalho, como Inspetor de Disciplina na Instituição.Ele quer dividir suas ideias sustentáveis com as outras chefias que se interessarem para transformar os espaços das inspetorias da Guarda Civil também em Aliada, Protetora e Amiga também da natureza.