Comandante Geral da GCM recebe condecoração do Exército Brasileiro

A Medalha do Pacificador foi entregue na manhã desta terça-feira, 25/08, ao Comandante Geral da GCM, Inspetor Gilson Menezes, em solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, realizada no Quartel General do Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, zona sul da cidade.

Instituída em 1953, como homenagem a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento, a Medalha do Pacificador é entregue a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

A honraria foi concedida ao comandante geral da GCM por iniciativa do General de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste.

Também foram homenageados com a medalha do pacificador na mesma solenidade o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes; o delegado geral da Polícia Civil de São Paulo, Youssef Abou Chahin; o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Ricardo Gambaroni; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, Inspetor Sérgio Heleno de Amorim, entre outras personalidades.

Estiveram presentes à solenidade o secretário municipal de Segurança Urbana, Italo Miranda Júnior, representando o prefeito Fernando Haddad; a superintendente de Planejamento da GCM, Inspetora Sandra Perticarrari; o superintendente de Defesa Ambiental da GCM, Inspetor Roberto Crisóstomo; além dos comandantes operacionais centro, sul, norte e oeste-centro.