São Paulo ganha 350 novos guardas civis metropolitanos

Neste domingo (19), 350 formandos fizeram o “Compromisso à Bandeira” e ampliam quadro da GCM. Os novos guardas fazem parte dos 500 alunos aprovados no concurso realizado em 2013

As ruas da cidade de São Paulo contarão, a partir deste domingo (19), com a presença de 350 novos guardas civis metropolitanos (GCM), ampliando o quadro da corporação e a segurança urbana dos cidadãos paulistanos. Os guardas serão distribuídos nas inspetorias regionais, onde integrarão as equipes dos programas de Proteção Escolar, Proteção às Pessoas em Situação de Risco, Controle do Espaço Público, Fiscalização do Comércio Ambulante e Ambiental.

Neste domingo (19), o novo efetivo fez o “Compromisso à Bandeira”, em cerimônia no Parque Tietê, na zona norte. Os novos guardas fazem parte da turma que homenageia Zumbi dos Palmeiras, que teve a vice-prefeita Nádia Campeão como paraninfa, e também fazem parte do grupo 500 alunos aprovados no concurso para 2.000 vagas, realizado em 2013. É a primeira vez que a GCM homenageia um personagem negro, da história brasileira que batalhou pela liberdade e pelos Direitos Humanos.

“A segurança pública, embora seja uma atribuição do Governo do Estado, uma atribuição constitucional do Governo do Estado, ele tem que contar com o apoio das prefeituras para nós respondermos a esse desafio da segurança urbana, que é uma das maiores prioridades da população de São Paulo e brasileira”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

“Esse juramento é de suma importância e representa o reconhecimento do trabalho de vocês com os cidadãos paulistanos e a cidade de São Paulo”, disse o secretário municipal da Segurança Urbana, Ítalo de Miranda Junior.

Durante a cerimônia, o prefeito também assinou a sanção da lei criada pelo Executivo, que prevê a reestruturação do plano de carreira dos guardas. A criação do quadro técnico, que beneficia 6,6 mil servidores ativos e inativos, resultará em aumento médio de 15% dos vencimentos dos guardas. Dependendo do cargo, tempo de serviço e título, os ganhos poderão chegar até 35%. Além disso, por ação da atual gestão, os GCMs ganharão direito a aposentadoria especial, que reduz o tempo de contribuição dos servidores de 35 para 30 anos no caso dos homens e de 30 para 25 anos em relação às mulheres.

“Não tenho dúvida que daqui dois ou três anos, com o novo plano de carreira, a aposentadoria e a formação humanista que a Guarda vem recebendo, que chegaremos muito próximo a policiais municipais da Europa, como por exemplo, a de Portugal, que foi criada em 2000 e tem funções muito semelhantes as nossas”, afirmou o comandante da GCM, Gilson de Menezes.

“São medidas como essas que vão dando dignidade a nossa Guarda e devolvendo um pouco do muito que ela já fez para a cidade de São Paulo”, disse Haddad sobre a GCM, que está prestes a completar 30 anos.

Também estiveram presentes na cerimônia, a primeira dama Ana Estela Haddad e o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.

Crédito da foto: GCM Lino/IOPE

Texto: Secretaria Executiva de Comunicação