Formatura da 12ª Turma da “ Ação Comunitária Criança Sob Nossa Guarda”

 Cerca de 140 crianças, do 4º e 5º ano, com idade entre 11 e 12anos, receberam diploma na 12ª Turma da “Ação Comunitária Criança Sob Nossa Guarda”, na EMEF Marechal Juarez Távora, localizada na Vila Rio Branco na região da zona leste, na última quinta-feira (02).

A ação Social da Guarda Civil Metropolitana surgiu em março de 2003 na Inspetoria Regional de Itaquera com o objetivo de aproximar o GCM da comunidade, principalmente o público infanto- juvenil nas escolas municipais.

”A perspectiva era de romper com o estigma construído da autoridade policial, de agente opressor e estabelecer uma relação de respeito e confiança dentro do Programa de Policiamento Comunitário da Instituição nas escolas, trabalhando em conjunto e em sintonia com diretores, professores e funcionários das escolas”, diz o coordenador Classe Distinta Carlos Roberto de Souza .

O trabalho da equipe do Criança Sob Nossa Guarda se baseia em relatórios informados pela direção de cada unidade, um mapa detalhado do histórico de: violência, depredação, vandalismo, áreas de invasão, drogas e bullyng , de acordo com o maior ou menor grau de vulnerabilidade de cada unidade, é apresentado uma proposta ao diretor regional de ensino da região e para os diretores das escolas e , em conjunto inicia-se um calendário de atividades, que dura cerca de seis meses.

Essa atividade é realizada por uma dupla de GCM’s, onde todos possuem perfil de educador (masculino e feminino) e os estudantes entram como protagonistas e parceiros em todas as atividades. Ao final, é feito uma formatura com entrega de certificado e , os educadores também avaliam as atividades desenvolvidas pelos GCMs.

Para a Assistente de direção da E.M.E.F Marechal Juarez Távora, no Bairro Vila Rio Branco, Distrito Ponte Rasa , Tânia Mota Rocha, a Ação Comunitária Criança Sob Nossa Guarda superou todas as nossas expectativas.”Os alunos estão mais calmos, mais educados, menos agressivos entre eles e com os professores. Eu recomendo”, diz a educadora.

O processo se dá através da utilização das diferentes linguagens de comunicação, como áudio, gincanas, brincadeiras, cartilhas, pintura, palavras cruzadas, música, teatro, passeios, atividades esportivas, teatros de bonecos entre outros, onde o Guarda Civil Metropolitano tem a oportunidade de exercer sua função social-educativa, ampliando o universo simbólico da criança e do adolescente, estabelecendo vínculos e limites que contribuirão para a formação de um cidadão eticamente comprometido.

Para atuar no Criança Sob Nossa Guarda, o GCM precisa fazer um curso específico no Centro de Formação em Segurança Urbana, gostar de crianças, ser criativo, dinâmico, saber trabalhar em equipe e readaptado .

O lema da Guarda Civil Metropolitana é o de ser amigo, aliado protetor dos moradores, portanto, programa como este, ajuda a desmitificar a imagem do agente como opressor.

A banda da GCM também marcou presença ao evento, dando início à cerimônia, bem como parentes, pais de alunos, professores e autoridades.
 

Assessoria de Imprensa