Guarda Civil Metropolitana inaugura primeira Inspetoria de Defesa Ambiental da cidade

 A Guarda Civil Metropolitana inaugurou a primeira Inspetoria de Defesa Ambiental Carmo, em Itaquera, zona leste da cidade, na última quinta-feira (25).


A nova base será responsável por atender todas as demandas dos perímetros ambientais e áreas de risco na zona leste, além de realizar operações de desfazimento, prevenção a invasões de áreas ambientais, comércio ilegal de animais silvestres, movimentação de terra e descarte irregular de resíduos sólidos.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Ítalo Miranda Júnior, cumprimentou a GCM e seus integrantes pela inauguração e lembrou que a defesa e proteção do meio ambiente são grandes desafios para a administração pública e que, por isso, serão tratadas como prioridade.
           

A Unidade, localizada no Parque do Carmo, contará com um efetivo de 120 agentes e 10 viaturas pick ups 4x4, que estavam distribuídos nas Inspetorias Regionais Penha, Guaianases, Cidade Tiradentes, São Mateus, Itaquera, Vila Prudente e São Miguel Paulista.

Para o superintendente de Defesa Ambiental da GCM, Inspetor Roberto Crisóstomo, com a inauguração da Inspetoria, “a dinâmica operacional e o poder de resposta às demandas aumentarão substancialmente. Em virtude dessa concentração do efetivo ambiental, será possível uma distribuição mais adequada das missões e uma análise minuciosa dos resultados, o que garantirá maior eficiência no planejamento das ações”.

Estão previstas as inaugurações das Inspetorias de Defesa Ambiental Capivari-Monos, na região de Parelheiros e Anhanguera, na região de Perus. Além destas, o objetivo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e da Guarda Civil Metropolitana é implantar Inspetorias de Defesa Ambiental na Cantareira, na região do Parque Ecológico do Tietê e nas represas Billings e Guarapiranga, esta com destacamento náutico.

O comandante geral da GCM, Inspetor Gilson Menezes, lembrou que essa nova conquista da corporação é fruto de dedicação dos gestores e principalmente do trabalho do efetivo da Guarda Ambiental, “que colocou suas mãos e corações nessa obra”, completou o comandante.

Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão; os secretários municipais de Serviços, Simão Pedro e do Verde e do Meio Ambiente, José Tadeu Candelária, além dos subprefeitos de Itaquera, Maurício Martins e São Mateus, Fábio Santos.

 
Assessoria de Imprensa