“Guardiã Maria da Penha” começa hoje na capital paulista

Começou hoje (06/06), na região central da cidade de São Paulo, o projeto “Guardiã Maria da Penha”, instituído por meio do Decreto Nº 55.089.

O projeto prevê a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, com medidas garantidas pela Lei Maria da Penha Nº 11.340/2006 e por meio da atuação da Guarda Civil Metropolitana. O objetivo é prevenir e combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, monitorar o cumprimento das normas penais que garantam a proteção delas e a responsabilização dos agressores, além do acolhimento humanizado e a orientação das mesmas.

Para tanto, um grupo de, aproximadamente, vinte agentes da corporação foi especialmente treinado e capacitado, a fim de realizar visitas periódicas às residências das vítimas que estão sob medida protetiva da Justiça.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo, através das Secretarias Municipais de Segurança Urbana (SMSU) e Políticas para as Mulheres (SMPM), com o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

O Guardiã Maria da Penha, pioneiro em São Paulo, será gerido pela SMSU, por meio da Superintendência de Operações da GCM.

Vale ressaltar que os agentes envolvidos nessa ação, GCMs masculinos e femininos, serão submetidos à capacitação continuada.


As imagens ficarão disponíveis para download pelo período de um mês. O crédito deve ser: Ulisses/SMSU.

Foto 1 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/imagem_010_1402087551.jpg
Foto 2 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/imagem_014_1402087969.jpg

Foto 3 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/imagem_079_1402088020.jpg

Foto 4 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/imagem_120_1402088056.jpg