GCM participa da cerimônia de entrega do 5º Prêmio Polícia Cidadã

Na noite da última quarta-feira (10/03), o Instituto Sou da Paz entregou o 5º Prêmio Polícia Cidadã, em uma cerimônia realizada no Theatro Municipal de São Paulo, conduzida pela atriz Cris Vianna e o ator Fábio Lago. O objetivo do prêmio é reconhecer e promover boas práticas policiais de todo o Estado de São Paulo. Nesta edição, foram premiados projetos que conseguiram reduzir um crime freqüente em determinado local, com respeito às leis e valorizando a vida, e que possam servir de exemplo para outras regiões do país.
As três ações que receberam os principais prêmios da noite foram: Comunidade Segura (Polícia Militar de São Paulo), Identificação Biométrica por Impressão Digital (Polícia Civil de Andradina) e Grêmio de Policiamento Inteligente e Análise Criminal (Polícia Militar de São Paulo).

Já as Menções Honrosas foram feitas para o Monitoramento Integrado (Polícia Técnico-Científica de São Paulo), Teatro de Fantoches (Polícia Militar de São Paulo) e Unidade Avançada de Polícia Comunitária e o Movimento pela Paz (Polícia Militar e Taubaté). O projeto Oscar Bressane Longe das Drogas (Polícia Militar de Oscar Bressane) recebeu o prêmio de Voto Popular.

As três iniciativas mais bem avaliadas receberam dois prêmios no valor de R$ 10 mil e um prêmio no valor de R$ 20 mil. Elas foram avaliadas por uma comissão de especialistas em segurança pública e policiais de outros estados. Os critérios considerados foram: a forma como foi diagnosticado e resolvido o problema, o trabalho em equipe, o envolvimento da comunidade e o ineditismo da ação.

A cerimônia também contou com apresentações da Camerata da Polícia Militar, da cantora Fabiana Cozza e do maestro Gilson Peranzzetta.

O evento reuniu cerca de 600 pessoas, entre o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, o Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o Chefe da Casa Militar, Coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto; o Comandante Geral da Polícia Militar, Benedito Meira, o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Valmir Eduardo Granucci, o Superintendente da Polícia Técnico Científica, Norma Sueli Bonaccorso, o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Eduardo Bias e o Presidente da Imprensa Oficial, Marcos Monteiro.

O Prêmio Polícia Cidadã é uma realização do Instituto Sou da Paz, financiada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.