SMSU inaugura Casa de Atenção da Guarda Civil Metropolitana

 A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Divisão Técnica de Orientação Social, inaugurou na manhã de ontem (15/04) a Casa de Atenção da Guarda Civil Metropolitana.

O evento contou com a participação do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, do secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, da secretária adjunta de Segurança Urbana, Susana Henriques da Costa, do subprefeito da Sé, Alcides Amazonas, do comandante geral da GCM, Gilson Menezes, do subcomandante da GCM, Vanderlei Bento Barbosa, do reitor da Universidade Nove de Julho (Uninove), Eduardo Storopoli e do vereador Ari Friedenbach.

 

O novo equipamento da GCM, que fica na Rua Tenente de Azevedo, no bairro da Aclimação, será um centro de acolhida para os agentes da corporação, com atendimento social e psicológico. No local, eles poderão procurar ajuda para todos os tipos de conflitos.

Inicialmente, a Casa de Atenção funcionará das 09h às 17h. Depois, de acordo com a demanda, o horário pode se estender das 08h às 18h.

Ao todo, vinte estagiários do curso de Psicologia da Uninove, trabalharão no local, com turnos de 2h. Também vão atuar no atendimento oito estagiários do curso de Assistência Social, com turnos de 4h. A supervisão dessa equipe ficará por conta de assistentes sociais da própria SMSU.

Quando for necessário, os servidores também terão o encaminhamento adequado. Caso eles precisem de atendimento nas áreas de pediatria, saúde mental, oftalmologia, dermatologia, geriatria, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, psiquiatria, hematologia, psicologia, urologia, gastroenterologia, clínica médica, reumatologia, infectologia, otorrinolaringologia, síndrome da alergia, distúrbio do sono, síndrome metabólica, laserterapia ou tratamento do tabagismo, eles serão encaminhados ao ambulatório médico da Uninove, grande parceira da SMSU nesse projeto.

Para o prefeito Fernando Haddad, a Casa de Atenção é de grande importância para o trabalho da GCM. “Os guardas precisam de muito autocontrole para reagir a um ataque sem violência”, afirmou.

De acordo com o secretário Roberto Porto, “desde o ano passado, o número de casos de violência de guardas contra a população caiu em torno de 70%”. O comandante Menezes ainda ressaltou que, no mesmo período, “o número de absenteísmo da corporação também diminuiu em 80%”.

Durante o evento, o vereador Ari Friedenbach anunciou que destinará uma verba no valor de R$ 650 mil para a reforma das Inspetorias Regionais da GCM. “Tenho feito visitas periódicas a essas unidades e quero poder contribuir ainda mais”, afirmou.

A cerimônia de inauguração da Casa de Atenção também contou com uma apresentação da Banda da GCM, no Largo Nossa Senhora da Conceição.

(Texto: Mônica Casanova)