Prefeito Haddad discursa ao IOPE sobre apoio a operação de “Braços Abertos”

Na tarde de hoje (12/02), os membros da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) da Guarda Civil Metropolitana participaram de uma reunião de trabalho no auditório do Edifício Matarazzo. Estavam presentes na ocasião o prefeito da Cidade de São Paulo Fernando Haddad, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, o Comandante Geral da GCM, Inspetor Gílson Menezes e a Superintendente de Operações da GCM, Inspetora Lindamir de Almeida.

 

Após a apresentação dos agentes pelo Comandante Regional Inspetor Rocha, o Secretário Porto abriu o encontro falando da importância da unidade para cidade de São Paulo: “O IOPE é a certeza de que a Guarda atuará bem em ocorrências que necessitam de preparo e atividades diferenciadas e é por isso que contamos com vocês para essa nova missão.” A nova missão no caso, é a atuação especial desses guardas na Nova Luz, popularmente chamada de “Cracolândia”, e que engloba o quadrilátero entre as ruas Atílio Bueno e Helvétia. Hoje, o local conta com o projeto de “Braços Abertos”, que é uma ação intersecretarial de combate ao consumo de crack.

 

O Comandante Gílson Menezes também aproveitou a oportunidade para falar da intenção de aumentar o efetivo do IOPE, de 158 para 300 agentes. Trazendo novos ares tanto com guardas que já atuam em áreas diferentes da corporação, como para os novos agentes que devem ingressar com o concurso. Além disso, foi apresentado o novo uniforme que deve ser entregue ao efetivo até março.

 

No final, o prefeito Fernando Haddad tomou a palavra e ressaltou o trabalho da GCM na retomada do espaço público, uma das prioridades em sua gestão. No total, foram 17 praças revitalizadas de forma pacífica e devolvidas ao uso de toda comunidade. Ao falar da ação específica na Nova Luz, ele destacou a importância do policiamento comunitário desenvolvido pelas guardas municipais: "A GCM é uma Corporação preparada, fundamental no cotidiano da população paulistana.”

Texto: Ingrid Alfaya