SMDHC e SMSU promovem seminário sobre Direitos Humanos para a GCM

 A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceira com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, desenvolverá uma série de palestras de formação para a Guarda Civil Metropolitana entre os dias 10 e 15 de junho, no Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, zona leste de São Paulo. O objetivo é que a corporação fique alinhada a idéia de segurança pública cidadã e atue em sintonia com os princípios dos Direitos Humanos.

O seminário também tem apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ).

A abertura do evento contará com a presença dos Secretários Municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, de Segurança Urbana, Roberto Porto, de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer e de Educação, César Callegari. Também participarão do início do seminário a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozzo.

No primeiro dia de curso, serão tratados: “O papel dos Direitos Humanos para a GCM”, “O papel da GCM na promoção dos direitos humanos dos idosos e das pessoas com deficiência” e “O papel da GCM na promoção dos direitos da juventude”.

No dia seguinte: “Valorização do profissional de Segurança Pública”, “A saúde dos profissionais de Segurança Pública”, “O papel da GCM na promoção dos direitos humanos para crianças e adolescentes” e “O papel da GCM na promoção da cidadania LGBT”

No terceiro dia de palestras serão discutidos os “Movimentos sociais e Direitos Humanos”, “Uso da Força e Direitos Humanos”, “O papel da GCM na promoção da igualdade racial” e “O papel da GCM na promoção dos direitos humanos da população em situação de rua”.

No quarto dia serão tratados: “Segurança Pública no PNEDH”, “Abordagem a pessoas e Direitos Humanos”, “O papel da GCM na promoção dos direitos humanos para o usuário de drogas” e “O papel da GCM na promoção dos direitos humanos das mulheres”.

E, por fim, no quinto dia, será abordada a “Prevenção e o combate a tortura”, “Racismo Intra-institucional” e “O papel da GCM na promoção dos direitos humanos dos migrantes.

O evento, voltado prioritariamente aos educadores do Centro de Formação em Segurança Urbana e Inspetores da GCM, é aberto ao público e a comunidade. Ao final, alguns palestrantes concederão entrevistas à imprensa.