GCM ministra palestra sobre 'Casa de mediação de conflitos' para representantes do Conselho Municipal do Idoso

O objetivo foi apresentar o serviço à população e demonstrar como a comunicação é um dos meios mais eficazes para que sejam evitados os conflitos

O Inspetor João Paulo Guilherme dos Santos, Coordenador do Programa de Proteção a Pessoa em Situação de Risco, da Superintendência de Planejamento da Guarda Civil Metropolitana, ministrou na tarde de hoje (02/04), palestra no auditório Prestes Maia sobre o funcionamento das Casas de Mediação de Conflitos na cidade de São Paulo, durante reunião do Grande Conselho Municipal do Idoso, na Câmara Municipal.

O intuito da palestra foi apresentar o serviço à população, esclarecer dúvidas e demonstrar como a comunicação é um dos meios mais eficazes para que sejam evitados os conflitos. Participaram da reunião, além do Inspetor Guilherme, o Comandante Operacional Norte, Inspetor Dorival Perbone, a Presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Marly Augusta Feitosa da Silva e sua vice-presidente, Maria Rosária Paolone, representantes do conselho de diversas regiões da cidade, além de interessados no assunto em geral.

 

Como funciona

O trabalho das Casas de Mediação de Conflitos busca instituir uma cultura de paz na cidade de São Paulo, possibilitando que as pessoas possam, através do diálogo, chegar a um consenso.

O serviço é gratuito e está disponível 24h para a comunidade, em 31 inspetorias da GCM, espalhadas pelo município. Os padrões de atendimento e procedimento são unificados em todas as Casas de Mediação e as audiências dispensam a presença de um advogado.

Podem ser encaminhados às Casas de Mediação problemas como: perturbação de sossego, brigas de vizinhos, queixas de barulhos, intolerâncias, entre outros tipos de conflitos. Fatos considerados como crimes, não comportam mediação. O objetivo é diminuir o número de encaminhamentos às Delegacias, Prontos-Socorros, Tribunais e a outros serviços públicos, contribuindo para que esses órgãos se concentrem em problemas prioritários.

Até o momento, já foram capacitados 213 mediadores. O curso é ministrado pelo Centro de Formação em Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e UMAPAZ. Ele tem carga horária de 100 horas, das quais 20 horas são direcionadas a assuntos relacionados aos Direitos Humanos. Além do curso preparatório, o guarda civil inicia a sua preparação como mediador já contando com uma carga de 640 horas de formação como GCM e uma média de experiência de 10 anos de profissão.

Desde a formação da primeira turma de mediadores, foram realizadas 374 mediações com um total de 748 pessoas. As salas onde ocorrem as audiências são adaptadas para que as pessoas se sintam confortáveis e tenham a privacidade assegurada.

 

Texto: Marcus Vinicius dos Santos e Mônica Casanova