Prefeitura entrega CAPS Infantil II em Guaianases, Zona Leste

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil II Guaianases tem capacidade para realizar mensalmente o atendimento de até 155 crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, com transtorno mental grave e persistente.

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (6/7) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil II Guaianases, na Zona Leste. O novo equipamento pode realizar mensalmente o atendimento de até 155 crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, com transtorno mental grave e persistente. Trata-se do 16º CAPS implantado na zona leste e o 72º equipamento deste tipo entregue na Capital.

 

 

A unidade possui três consultórios, salas de grupo e convivência, espaço para atividades, área verde de recreação com playground, horta, além de copa com refeitório, farmácia, sala para medicação, recepção, quatro banheiros para pacientes e sala de espera. Esta infraestrutura tem capacidade de realizar até 1.400 procedimentos mensais.

 

 

A equipe é do novo CAPS é composta por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, psicólogos, assistentes sociais, neuropediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psiquiatra, psicopedagogo, musicoterapeuta, oficineiro, farmacêutico e técnico de farmácia.

 

O CAPS realiza três modalidades de atendimento: intensivo, em que o paciente frequenta o centro pelo menos três vezes na semana, ; semi-intensivo, com uma ou duas visitas na semana, ; e não-intensivo, com a frequência de uma a três vezes ao mês. É oferecido acompanhamento individual, atendimento em grupos, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, suporte à família e atividades comunitárias. Este Esse serviço evita internações e promove tratamento humanizado ao paciente.

 

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom

 

O centro equipamento é administrado em parceria com a Organização Social de Saúde Santa Marcelina. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Rua Evaldo Calabrez, 205, Guaianases.