Defesa Civil do Município de São Paulo

Conheça o trabalho da Defesa Civil

A Defesa Civil atua na esfera nacional, estadual e municipal. Na cidade de São Paulo ela está subordinada à Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

A Defesa Civil é um órgão que articula, coordena e gerencia um conjunto de ações preventivas, emergenciais, assistenciais e recuperativas. A Defesa atua nas 32 subprefeituras da cidade, além de ter uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Atuando com um trabalho integrado com diversos órgãos e principalmente com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil trabalha para garantir a segurança dos locais atingidos e do munícipe em situação de risco. Após os trabalhos do Corpo de Bombeiros, a Defesa inicia sua atuação para verificar a existência de riscos oferecidos à população.

Para apoiar as ações de Defesa Civil foram criados os Núcleos de Defesa Civil, os Nuddec’s, que são moradores voluntários das áreas vulneráveis, capacitados pela Defesa Civil para atuarem de forma integrada com o órgão como agentes multiplicadores.

Também há o Conselho Municipal de Defesa Civil (CONSDEC), que é presidido pelo coordenador geral da Defesa Civil e composto por 19 representantes de secretarias e órgãos da administração pública direta e indireta, que tem por finalidade prever e preparar as ações a serem desencadeadas nos atendimentos de emergências, conforme as normas estabelecidas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199, pelo qual o cidadão pode solicitar ajuda referentes à deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, acidentes com produtos perigosos ou qualquer desastre provocado pela natureza ou pelo homem que coloque em risco a segurança da população.

Missão
Prevenir e minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas por desastres.

Visão
Atender à população em curto espaço de tempo, com eficiência, eficácia e efetividade.

Valores
A Defesa Civil está compromissada em concentrar suas atividades no bem estar comum da população em obediência aos ditames éticos e religiosos.

O coordenador geral é Milton Roberto Persoli.

Emergência
Fone: 199
Administração
Rua Líbero Badaró, 425
Fone: 3101-5050