Reintegração de Posse do Cine Marrocos é pacífica

Defesa Civil atuou na reintegração, que durou mais de três anos de negociações

  A operação de reintegração de posse do Cine Marrocos, no último sábado (15/10), foi tranquila, após mais de três anos de negociação entre a Prefeitura de São Paulo e as mais de 100 famílias restantes, que ocupavam o prédio desde 2013.

“O diálogo sempre foi aberto e franco com os moradores e integrantes dos movimentos de moradia”, disse o coordenador geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, Milton Persoli.

Ao longo desse período, mais de 120 famílias de um total de 250 já haviam deixado o local antes da reintegração de posse do prédio. A Prefeitura numa atuação conjunta ofereceu caminhões e vans e, o município ainda abriu um plantão de atendimento com serviços das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Educação e Direitos Humanos.

A operação de retirada ds famílias contou com a participação de 18 oficiais de justiça, da Polícia Militar, da São Paulo Transporte (SPTrans), da Companhia de Engenharia de Trafego(CET), da Guarda Civil Metropolitana; das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Habitação, Conselho Tutelar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); as Subprefeituras (Sé, Mooca, Sapopemba, Santana-Tucruvi, Butantã, Capela do Socorro e Pirituba-Jaraguá), além da Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA).

As famílias também foram cadastradas em programas municipais e 35 em situação de vulnerabilidade, terão direito a auxílio aluguel. À população imigrante, cerca de 45% das pessoas, foi ofertada vagas no Centro de Referência e Acolhida (CRAI).

 

Crédito da Foto: Heloisa Ballarini/SECOM