Defesa Civil fecha parceria para treinamento e combate a incêndios

A ação inédita entre a Coordenadoria de Defesa Civil da Cidade de São Paulo (Comdec) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) teve início no último dia (07), no Parque Anhanguera, em Perus

 Os dois órgãos estão capacitando seus agentes, além de servidores de Defesa Civil de outras cidades, das Subprefeituras e da Guarda Civil com informações sobre primeiros socorros, prevenção e técnicas de combate a incêndios, organização operacional e novas tecnologias de prevenção.

O treinamento tem como foco o período de estiagem e a preocupação com riscos de incêndio em áreas de vegetação, proteção ambiental permanente e parques, que podem ter incêndios provocados por balões, pontas acesas de cigarro jogadas à beira de estradas, fogueiras mal apagadas e causas naturais, além de formar uma equipe de brigadistas.


O curso teve início no Parque Anhanguera em razão de seu significado emblemático: é a maior área entre os 107 parques municipais, com 9,5 milhões de metros quadrados; por abrigar vegetação nativa de Mata Atlântica e eucaliptos remanescentes da propriedade que deu origem ao parque, o sítio Santa Fé, antiga fazenda de reflorestamento. O Anhanguera também sofreu alguns incêndios, sendo o maior deles em 2014, devido à queda de um balão que destruiu cerca de 30% da vegetação.

“As causas dos incêndios são diversas e causam danos socioambientais como poluição do ar, destruição da paisagem e desequilíbrio ecológico, entre outros fatores”, disse Domingos Leôncio Pereira, diretor da Unidade de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário, do Departamento de Parques e Áreas Verdes, da SVMA.

 

Você sabe a diferença entre incêndio e queimada?
Queimada é quando alguém coloca fogo para limpar o terreno, renovando o pasto ou a terra para o plantio. Muitas vezes, as queimadas saem do controle e invadem áreas vizinhas, dando origem a incêndios florestais.

 

Créditos

Fotos: Pedro de Souza Prata /Defesa Civil