Share

Covisa Promove Capacitação para Educadores de Creches Conveniadas

 

 Resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Educação (SME), técnicos da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA/SMS) realizaram curso de capacitação dirigido aos coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil (CEIs/SME) conveniados, acerca de orientações sobre Boas Práticas de Higiene e Cuidados com a Saúde.


O objetivo da capacitação foi implantar um programa de boas práticas de higiene nas instituições a fim de proporcionar um ambiente saudável e agradável, minimizando riscos de transmissão de doenças às crianças e aos funcionários. Composto por dois módulos (semanas de 28/07 a 01/08 e de 22 a 26/09) de quatro horas cada, ao todo participaram do processo de capacitação cerca de 800 CEIs.


Ao término das duas semanas de orientação sobre boas práticas de higiene, relatos de experiências demonstraram as possibilidades de se implantar ambientes seguros nas instituições, baseados nos conhecimentos adquiridos pelos participantes como higienização correta das mãos, escovação dos dentes, limpeza de colchonetes e cubas de banho, descarte adequado de fraldas descartáveis, administração de medicamentos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionários, além de formas de planejamento de atividades diárias.


No primeiro módulo, técnicos da COVISA fizeram uma apresentação das condições sanitárias necessárias às instituições. A proposta era que os coordenadores pedagógicos participantes multiplicassem as informações adquiridas junto aos demais profissionais de sua unidade para a construção de projetos de implantação das boas práticas assimiladas, de acordo com a realidade de cada CEI.


Os participantes da capacitação apresentaram no segundo encontro relato de experiências, baseados na implantação das boas práticas nas unidades, apontando avanços alcançados e pontos críticos identificados para análise junto com os técnicos da vigilância sanitária.


No encerramento do curso houve a palestra “Controle e Prevenção de Roedores”, que tratou de orientações sobre como evitar a presença desses animais nos diversos ambientes das creches. A próxima etapa de capacitação está prevista para o mês de outubro, e será dirigida aos coordenadores pedagógicos das CEIs da administração direta da SME.


Veja as fotos do evento (arquivo PDF - 965 Kb)