Share

Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde

     O Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde (LCQS) desenvolve suas atividades através da realização de análises em amostras de alimentos e água, nas áreas de Microbiologia, Microscopia, Físico-química, Aditivos e Contaminantes, identificando possíveis riscos à saúde pública no amplo contexto da segurança alimentar.
     O LCQS realiza análise laboratorial de amostras oriundas da Secretaria Municipal da Saúde (colhidas durante a inspeção sanitária, envolvidas na investigação de surtos de doenças, ou decorrentes de denúncias ou outros motivos). Também avalia a qualidade de alimentos fornecidos através do Departamento de Alimentação Escolar do município e atende solicitações de outros órgãos públicos.
     Através da realização de projetos e programas, monitora a qualidade de produtos oferecidos à população, visando a preservação e promoção da saúde pública, bem como avalia parâmetros para a verificação dos padrões de identidade e qualidade.
     O LCQS participa do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA), coordenado pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental do município, realizando ensaios laboratoriais.
     As áreas de abrangência do LCQS são:

     As metodologias utilizadas nos ensaios analíticos são oficiais e, após a finalização das análises, é emitido laudo técnico, contendo os resultados de todos os exames e a conclusão final, tendo como parâmetro as legislações vigentes.

Atualizado em Setembro de 2015.