Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS)

 

O que são as UVIS – Unidades de Vigilância em Saúde?

 São unidades descentralizadas da Coordenação de Vigilância em Saúde - Covisa, localizadas nas cinco regiões do município de São Paulo – Norte, Sul, Leste, Centro-Oeste e Sudeste. Ao todo, são 26 UVIS, que atuam em três áreas:

.Vigilância Ambiental: controle da dengue, roedores e animais sinantrópicos e vacinação anti-rábica para cães e gatos.

. Vigilância Sanitária: fiscalização de comércio varejista de alimentos, medicamentos e serviços de saúde.

. Vigilância Epidemiológica: vacinação e controle de doenças epidêmicas.

 As supervisões desenvolvem atividades de orientação e fiscalização de estabelecimentos que comercializam produtos e prestam serviços relacionados à saúde como o comércio varejista de alimentos, drogarias, clínicas médicas e odontológicas, instituições de longa permanência para idosos, creches, salões de beleza, cabeleiros e podologia. Desenvolvem também ações educativas e preventivas e realizam de campanhas de vacinação e de imunização.

O desempenho das atividades de vigilância é de responsabilidade das Autoridades Sanitárias do município, quadro composto por médicos, dentistas, veterinários, nutricionistas, biólogos, enfermeiros e farmacêuticos. Quando em trabalho de inspeção técnica, a Autoridade Sanitária (confira a lista com os nomes no link abaixo) deverá sempre portar crachá de identificação.

 A relação dos endereços e telefones das UVIS pode ser encontrada no link abaixo ou pelo telefone 156 – Serviço de Atendimento ao Cidadão da prefeitura. As ligações são gratuitas.

 

Veja Também