VIGIAR

Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado a Populações Expostas à Poluição do Ar do Município de São Paulo

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado a Populações Expostas à Poluição do Ar do Município de São Paulo - VIGIAR, desenvolve ações visando a promoção da saúde da população exposta aos fatores ambientais relacionados aos poluentes atmosféricos.


Acesse o menu abaixo para saber mais sobre o VIGIAR:

 

    

 

    

 

    
    

 


Ações Realizadas pelo VIGIAR


 

O Programa é o responsável no Município de São Paulo por:

 

  • Identificar e avaliar, na saúde dos paulistanos, os riscos e efeitos agudos e crônicos da exposição a fontes fixas (estabelecimentos) e fontes móveis de poluição atmosférica (veículos);
  • Atuar na vigilância de doenças respiratórias (em especial infecções respiratórias agudas, asma e bronquite) por meio de unidades sentinela, em crianças menores de cinco anos, faixa etária mais susceptível aos efeitos na saúde causados pela poluição do ar;
  • Elaborar material informativo educativo para técnicos e para a população sobre prevenção de efeitos na saúde relativos a fatores ambientais adversos, como a baixa umidade do ar (clima seco) e aumento da temperatura (excesso de calor);
  • Promover eventos e capacitações técnicas para os profissionais da vigilância em saúde;
  • Atender às queixas de munícipes quando relacionadas à poluição do ar, em conjunto com as Unidades de Vigilância em Saúde Regionais;
  • Propor medidas de controle e intervenção a partir dos dados mensais analisados.

  


Fontes Poluidoras


A identificação de fontes fixas no município compõe as ações do Programa VIGIAR. As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) são responsáveis por esta atividade em seus territórios. São considerados como fontes fixas todos os estabelecimentos que durante a execução de suas atividades possam emitir algum tipo de poluente que atinja a população do entorno. São possíveis fontes poluidoras: funilarias, marmorarias, serralherias, madeireiras, indústrias de extração e de transformação etc.
 

Fontes fixas identificadas no MSP, até 05/01/2024

 

 Fonte: Formulário eletrônico, DVISAM.

As fontes móveis são todos os meios de transporte aéreo, marítimo e terrestre que utilizam motores à combustão como força motriz, sendo estes últimos, importantes meios de poluição no município de São Paulo. As vias de grande circulação foram classificadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por meio de legislação especifica.

 


Unidades Sentinelas


As “Unidades Sentinelas” são unidades físicas e grupos de trabalho criados para realizar avaliação e monitoramento em Saúde Pública, que permite alertar os profissionais da saúde a respeito da ocorrência de agravos preveníveis, possivelmente associados à poluição do ar, ou seja, exercer uma vigilância epidemiológica de doenças respiratórias associadas à poluição do ar.

Os dados coletados pelas Unidades Sentinela são analisados pela equipe técnica do VIGIAR e divulgados mensalmente em boletins informativos com notícias e estudos científicos relevantes sobre o tema poluição do ar e mudanças climáticas, assim como dados disponibilizados pela CETESB e CGE. 

Confira no mapas as Unidades Sentinela do VIGIAR:
 

 

 

 


Informações para o Cidadão 


Orientações sobre baixa umidade do ar:

A Vigilância em Saúde Ambiental, informa que em dias mais secos que ocorrem principalmente nos meses de inverno, é preciso ficar atento, pois além do aumento dos níveis de poluentes dispersos no ar, a baixa umidade pode ter efeitos diretos e indiretos à saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices de umidade relativa do ar inferiores a 60% podem ser prejudiciais.

Os efeitos mais comuns relacionados à baixa umidade são: ressecamento de mucosas que podem ocasionar complicações alérgicas e respiratórias, exacerbação de doenças respiratórias pré-existentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema, sangramento pelo nariz, espirros, tosse, dificuldade para respirar. Pode ocorrer também o ressecamento da pele, irritação dos olhos, com vermelhidão, ardência, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.

Quando a umidade do ar estiver abaixo de 30%, algumas medidas podem ser adotadas para reduzir os impactos à saúde:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre;
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e/ou recipientes com água;
  • Permanecer em locais arejados e protegidos do sol;
  • Hidratar-se com maior frequência;
  • Usar soro fisiológico nas narinas;
  • Usar solução lubrificante ocular;
  • Evitar aglomerações.

O monitoramento da umidade relativa do ar, dados pluviométricos e temperatura no Município de São Paulo é realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) e pode ser consultado pelo link Site CGE.

 

DATAS IMPORTANTES 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em 2022 que 99% da população mundial respira ar com elevados níveis de poluentes, excedendo os limites das diretrizes estabelecidas pelo órgão em 2021. As fontes mais comuns de poluição atmosférica são: os veículos motorizados, as indústrias e os incêndios florestais. A qualidade do ar está diretamente ligada ao avanço desenfreado das alterações climáticas afetando todos os ecossistemas da Terra.

O Dia Interamericano da Qualidade do Ar foi criado em 2002 pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), sendo celebrado na Segunda Sexta-Feira do mês de Agosto.

Esse dia foi instituído a fim de conscientizar a todos sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos sobre a saúde pública. O seu objetivo principal é incentivar a população e o poder público a debater medidas e políticas que reduzam a emissão de poluentes na atmosfera.

Em São Paulo, o monitoramento da qualidade do ar é realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e você pode consultar como está a qualidade do ar em tempo real, clicando no link https://servicos.cetesb.sp.gov.br/qa/

 

O Dia de combate à poluição foi criado com o objetivo de alertar a população sobre o grave impacto da exposição aos poluentes ambientais na saúde humana, assim como as suas consequências ao planeta, a exemplo do avanço acelerado das mudanças climáticas. Os ecossistemas vêm sofrendo alterações devido a poluição do ar, da água e do solo, interferindo diretamente a qualidade de vida da população.

Em relação a poluição do ar, as principais fontes de emissão são: a grande circulação de veículos motorizados, indústrias e incêndios florestais.

Os principais poluentes atmosféricos observados na cidade, monitorados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), são:

  • Partículas Totais em Suspensão (PTS);
  • Material Particulado (MP10);
  • Material Particulado Fino (MP2,5);
  • Fumaça;
  • Dióxido de Enxofre (SO2);
  • Monóxido de Carbono (CO);
  • Dióxido de Nitrogênio (NO2);
  • Ozônio (O3).

A exposição aos poluentes atmosféricos afeta diversos órgãos e tecidos, e está associada diretamente à ocorrência de agravos e doenças respiratórias, cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, entre outras.

Dados alarmam:

  • Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 99% da população mundial respira ar com níveis excedentes de poluição atmosférica;
  • Mais de 2 milhões de automóveis circulam diariamente pelas ruas do Município de São Paulo;
  • Estima-se que apenas uma pessoa rodando 20 km por dia na cidade, em um carro a gasolina, emita 1,87 toneladas de CO2 por ano;
  • Uma moto emite até 20 vezes mais poluentes por quilômetro que um carro novo. No Município de São Paulo, as motos circulam em média 180 km/dia, já os carros circulam cerca de 30 km/dia. Podemos, dessa forma, concluir que cada moto possui emissão equivalente a 120 automóveis em um único dia de circulação.

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição do Ar (VIGIAR), tem por objetivo desenvolver no município ações de vigilância em saúde ambiental para populações expostas aos poluentes atmosféricos, de forma a orientar medidas de prevenção, promoção da saúde e de atenção integral, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre as ações desenvolvidas estão a identificação de fontes poluidoras fixas e móveis e a vigilância epidemiológica de casos de doenças respiratórias em crianças menores de 5 anos, a partir das Unidades Sentinela do Programa VIGIAR.

 

  • 07 de setembro: Dia Internacional do ar limpo

 Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 07 de setembro como o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul, com o objetivo de conscientizar e promover a participação global na luta contra a poluição atmosférica.

As fontes de poluição podem ser classificadas em antrópicas, quando é gerada pela atividade do homem, ou natural, quando as emissões são derivadas de eventos naturais, como as erupções vulcânicas.

A Organização Mundial de Saúde estima que aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da poluição atmosférica. Nas Américas, a estimativa é que a poluição do ar esteja relacionada a 320 mil mortes prematuras por ano.

Algumas medidas precisam ser adotadas para a redução da emissão de poluentes atmosféricos como: políticas de incentivo a formas alternativas de mobilidade urbana, substituição da matriz energética industrial por fontes menos poluidoras, incentivo ao aumento de áreas verdes nos ambientes urbanos, como forma de redução das emissões de material particulado, e melhorar a comunicação entre governo e população em relação aos efeitos da poluição do ar sobre saúde.

 


Informações para Profissionais


Clique nos links abaixo para acessar os informes técnicos: 


Materiais Gráficos


Materiais gráficos (clique para fazer o download): 

    

 

     

    

 

 


Saiba Mais


 

Monitoramento da qualidade do ar da CETESB:

O monitoramento da qualidade do ar em São Paulo é realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão ambiental responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades potencialmente poluidoras. Os dados de monitoramento da qualidade do ar podem ser consultados acessando o link Qualar CETESB

Os dados de monitoramento da qualidade do ar em São Paulo também podem ser acessados pelas plataformas iOS e Android através do aplicativo da CETESB (app iOS e app Android). A partir de maio de 2023, o Governo do Estado de São Paulo passou a disponibilizar a informação sobre a qualidade do ar na plataforma do Google Maps. Os dados podem ser acessados pelo computador ou pelo aplicativo do celular, basta clicar no botão "camadas" e em seguida no ícone “qualidade do ar”.

 


Denúncias