logo da secretaria da saúde

VIGIAR – São Paulo

Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição do Ar- VIGIAR

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição do Ar- VIGIAR, realiza estudos de identificação e avaliação dos riscos e efeitos agudos e crônicos dessa exposição, tanto de fontes fixas (estabelecimentos), quanto de fontes móveis (veículos) na saúde dos paulistanos.

Além dos dados de saúde (principalmente a morbi-mortalidade respiratória e cardiovascular), utiliza dados dos órgãos ambientais como a medida dos poluentes do ar realizada pela CETESB, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), dados de temperatura e umidade do ar, dados da frota veicular e outros.

 

Principais ações do Vigiar:

  • Atua na vigilância de doenças respiratórias (em especial IRA, Asma, Bronquite) em menores de cinco anos (faixa etária que sofre maior impacto da poluição do ar) por meio de unidades sentinela.
  • Elabora material informativo educativo para técnicos e para a população, sobre prevenção de efeitos na saúde relativos a fatores ambientais adversos como a baixa umidade do ar (clima seco) e aumento da temperatura (excesso de calor).
  • Atende a queixas de munícipes quando relacionadas à poluição do ar, em conjunto com as Suvis.

 

PROFISSIONAL DE SAÚDE VEJA AQUI:

 

Informes para a população sobre como se proteger do calor e como se proteger do ar seco!

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS! 

 

 

Clique na figura abaixo

 

Secretaria Municipal da Saúde
Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA
Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental - GVSAM
Programa VIGIAR

Atualizado em agosto/2017