Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde

A Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde é Centro Colaborador da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde para Treinamento e Pesquisa em Zoonoses Urbanas. A última designação do órgão ocorreu em 2015.

Os centros colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) são um mecanismo de cooperação, de alto valor agregado, estabelecido junto a conceituadas instituições que são designadas pela OMS para:

  • apoiar a implantação e a execução de ações relacionadas às estratégias e objetivos da saúde, tanto em nível Regional quanto Mundial;
  • reforçar a validade científica da saúde e fomentar o fortalecimento de capacidade institucional nos países e regiões.

Desta forma, um centro colaborador da OMS é uma instituição designada pela Direção-Geral para integrar uma rede colaborativa internacional, para a realização de atividades técnicas e suporte aos programas da Organização. Para a instituição, tornar-se Centro Colaborador da OMS, permite maior visibilidade e reconhecimento pelas autoridades nacionais, chamando a atenção pública para as questões da saúde em que atuam. Possibilita criar espaços para o intercâmbio de informações e de cooperação técnica com outras instituições, nacionais, regionais e internacionais.

Os centros colaboradores pan-americanos contam com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e suas representações nos países.