Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 | Horário: 17:25

Coordenadoria de Vigilância em Saúde realiza a reunião para Controle de Infecção hospitalar na cidade de São Paulo

O evento foi realizado pelo Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar da COVISA com objetivo de reunir dados do ano de 2023

Apresentação da 36ª Reunião de Controle de Infecção Hospitalar dos Hospitais da Cidade de São Paulo 

 

Nesta quarta-feira (17), foi realizada a 36ª Reunião de Controle de Infecção Hospitalar dos Hospitais da Cidade de São Paulo, coordenada pelo Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (NMCIH) que pertence a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de SP (COVISA). A reunião foi realizada no Teatro Hospital Santa Catarina e teve como intuito apresentar dados de controle hospitalar do ano de 2023 no município.

Compareceram na reunião 108 profissionais da saúde que atuam em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de hospitais públicos e privados do município de São Paulo. O evento contou com palestras da Dra. Valquíria Oliveira de Carvalho Brito, do Dr. Milton Soibelmann Lapchik e das enfermeiras Marcelle Gonçalves da Rocha do SCIH do Hospital Santa Catarina e Julia Maria Ferreira Torres Penedo do SCIH do Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch).

Os temas abordados pelos palestrantes foram: “Apresentação da análise consolidada dos indicadores de IRAS nos hospitais públicos e privados do MSP no ano 2023”, realizada pela Dra. Valquíria;  “Apresentação de análise consolidada referente ao perfil de resistência da microbiota causadora de IRAS e consumo de antimicrobianos nos hospitais públicos e privados do MSP no ano de 2023” realizada pelo Dr. Milton ; e “Conferências e discussão técnica sobre: Protocolo de ‘bloqueio de entrada’ na assistência aos pacientes de risco para colonização/infecção por microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos, incluindo atendimentos de referência e contra referência”, realizadas pelas enfermeiras Marcelle e Julia.

 

             Responsaveis pela 36ª Reunião de Controle de Infecção Hospitalar dos Hospitais da Cidade de São Paulo

 

Foram observados também na reunião a redução da incidência de infecções hospitalares do sitio cirúrgico em procedimentos de cirurgia limpa, redução da incidência de infecções hospitalares associadas ao uso de dispositivos invasivos em UTI adulto, UTI pediátrica e UTI neonatal. Todos esses dados foram discutidos através da série histórica relatada desses tópicos.

Ainda foram divulgados os perfis de resistência das bactérias causadoras de infecções hospitalares no ano de 2023, diretrizes para o uso racional de antimicrobianos nos hospitais, procedimentos para notificação e encerramento dos surtos de infecção hospitalar, bem como os procedimentos para prevenção contra as infecções por bactérias multirresistentes aos antimicrobianos.

 

A reunião foi vista como uma grande oportunidade para atualizar as propostas nas ações de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares na cidade de São Paulo. A equipe do NMICH foi parabenizada pelos 20 anos de projeto na coordenação das ações de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares no Município, pelos resultados observados ao longo do tempo, e pelo apoio técnico às CCIH dos hospitais da Cidade de São Paulo.        

collections
Galeria de imagens