Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 | Horário: 12:27

Secretaria Municipal da Saúde realiza live para promover a vacinação contra a dengue e a gripe em São Paulo

A gravação busca esclarecer dúvidas sobre o processo vacinal contra essas doenças e salientar a importância da imunização para o controle das doenças

 

Imagem retirada da live sobre a importância da vacinação contra a gripe e dengue

 

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo (SMS), junto da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), realizou uma live para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a dengue e a gripe no município. A gravação foi ao ar nos canais oficiais do Youtube e Instagram da Secretaria e teve o intuito de mostrar a importância da imunização para o controle das doenças.

A live foi apresentada pelo coordenador de plataformas digitais e multimidia da Ascom Renato Damião e conta com a participação da coordenadora do Programa Municipal de Imunização da COVISA, a Dra. Mariana de Souza Araújo. O grande enfoque da gravação foi principalmente esclarecer as dúvidas sobre a vacinação contra a dengue e gripe. Foram selecionados os principais questionamentos feitos nas redes sociais da SMS.

A vacinação contra a dengue no município de São Paulo começou no dia 4 de abril, e o público alvo são adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações. Durante a live a Dra. Mariana explicou o porquê da escolha desse grupo prioritário. “O Ministério da Saúde recebeu documentos e estudos da OPAS e de outros órgãos, evidenciando que a faixa etária de 10 a 14 anos é o intervalo com maior risco de agravamento da doença”. Até o momento (18/04) foram aplicadas 64.010 doses da vacina contra a dengue no município e a meta é imunizar todo o público elegível da cidade nos próximos meses.

Esse ano, a campanha de vacinação contra a influenza no munícipio começou no dia 22 de março. Desde 1º de abril, os grupos liberados para se vacinar são os trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa. Até o momento foram aplicadas 763.556 doses da vacina influenza na cidade de São Paulo.

São 471 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, abertas para a vacinação geral, das 7h as 19h. As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, estão funcionando em horário estendido, até às 22h e aos sábados. Para se vacinar é necessário a apresentação de documento de identificação, comprovante de residência ou comunicado escolar e carteira de vacinação. Clique aqui para assistir à gravação na integra no canal oficial da secretaria da saúde no Youtube


 

collections
Galeria de imagens