Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023 | Horário: 14:20

Após um mês da campanha nas estações de transporte metropolitano, chegamos a marca de 145 mil doses aplicadas

Entre os dias 24/07 e 24/08, ocorreu a oferta vacinal contra gripe e Covid-19 para adultos e crianças

Desde o último dia 24 de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), promoveram a vacinação nas estações de Metrô, CPTM e Terminais de ônibus.

Foram oferecidas vacinas para crianças e adultos contra o vírus influenza, causador da gripe e contra a Covid-19. A vacinação nas estações teve início no último dia 24/07 e vai seguir até quinta-feira (31/08). A ação visou ampliar as coberturas vacinais, uma vez que o local costuma ter grande circulação de pessoas.

Durante os 23 dias, foram aplicadas 145.669 doses de diferentes vacinas; sendo que covid-19 foram 69.813 e Influenza 75.886.

O coordenador da COVISA, Luiz Artur Caldeira, afirmou que: “A vacinação em estações do Metrô, CPTM e Sptrans, é mais uma iniciativa da prefeitura para ampliar a cobertura vacinal, disponibilizando a vacinação, mais próximo as pessoas, em locais de grande circulação da população, facilitando o acesso a proteção contra Gripe e Covid-19 no maior número de pessoas, principalmente na vigência períodos de climas de baixas temperaturas, já conhecidos pela maior circulação de vírus respiratórios"

Gripe

No caso da gripe, além da população em geral, a SMS chama atenção para a necessidade dos grupos prioritários vacinarem-se contra o vírus influenza. São eles: idosos com mais de 60 anos de idade, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde; profissionais da educação: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas. Também foram incluídas no esquema vacinal contra a gripe as pessoas em situação de rua, que podem receber o imunizante mesmo na falta de documentos pessoais.

A vacinação contra o vírus influenza teve início no dia 10 de abril a grupos elegíveis e, desde 15 de maio, está aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade.

Covid 19

Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças de três a quatro anos que receberam no esquema básico a vacina Coronavac, crianças de 5 a 11 anos e adolescentes que receberam a segunda dose de qualquer vacina contra covid-19, há pelo menos quatro meses.

Pode receber a Pfizer bivalente quem tem mais de 18 anos e já tomou pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência também podem receber a vacina.

Na cidade de São Paulo, desde o início da vacinação contra a doença em janeiro de 2021, mais de 41 milhões de doses foram aplicadas.

A vacinação continuará nestes postos até o próximo dia 31 de agosto.

Acesse a programação completa

collections
Galeria de imagens