Share

Infecção Hospitalar

 

Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar - NMCIH

Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

A incorporação de novos métodos terapêuticos e tecnologias, possibilitou que muitos tratamentos antes disponibilizados somente em hospitais, hoje sejam administrados em regime domiciliar (Programa da Saúde da Família - PSF e Atendimento Domiciliar), em Hospitais-Dias (serviço dentro de um hospital onde o paciente fica durante o dia para receber tratamentos especiais) e clínicas especializadas.

Nesta nova realidade da assistência à saúde, o conceito de infecção hospitalar foi ampliado passando a incorporar as infecções relacionadas à assistência à saúde.

A Portaria GM/MS 2.616, de 12 de maio de 1.998, estabelece as diretrizes e normas para o controle de infecção hospitalar no país, e as competências dos diferentes níveis de governo e dos hospitais.

No município de São Paulo, o Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (NMCIH) da Gerência de Vigilância Epidemiológica da COVISA, constituído por técnicos com formação em epidemiologia e controle de infecções em serviços de saúde, tem a responsabilidade de coordenar a execução da portaria ministerial junto aos hospitais da área de abrangência do município.

 

Dentre as ações realizadas pelo núcleo destacamos:

 

Links relacionados à Infecção Hospitalar:

www.saude.gov.br
www.anvisa.gov.br
www.cve.saude.sp.gov.br
www.cvs.saude.sp.gov.br
www.apecih.org.br
www.sobecc.org.br
www.cdc.gov
www.who.int


--------------------------------------------------------------------------------


Informes Técnicos:

 

Treinamento Básico de Critérios Diagnósticos de Infecção Hospitalar:

 

 

Materiais de Apoio Pedagógico - Aulas:

  

Veja também:

 

 Importante:

Manual de precauçõesde isolamento para as doenças de notificação compulsória e outras.

 



--------------------------------------------------------------------------------

 

Clique no link para fazer o download do Adobe Acrobat Reader®.