Perguntas e respostas sobre Hepatites Virais B e C

Saiba mais!

 

Entenda melhor com nossa seção de perguntas e respostas:

O que é hepatite?

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Quais os vírus que podem causar hepatites?

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

A hepatite A é uma doença aguda e em geral evolui para a cura. Já as hepatites B e C podem se tornar doenças crônicas e evoluir para cirrose e até câncer de fígado.

Quais são os principais sintomas das Hepatites Virais B e C?

As Hepatites Virais B e C são doenças silenciosas e quase sempre não apresentam sintomas, por isso acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado. Caso ocorram sintomas, esses incluem: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, dores no corpo, evoluindo para icterícia (amarelão) e dor abdominal.

Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatites B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos compartilhados, como: seringas e agulhas, lâminas e alicates. Além disso, a transmissão pode ocorrer pelo uso de materiais não descartáveis ou inadequadamente esterilizados durante a realização de procedimentos como a colocação de piercings, tatuagens, cirurgias e intervenções odontológicas.

A Hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível (IST) sendo transmitida pelo esperma e secreção vaginal.

As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.

As Hepatites Virais B e C são transmitidas através do compartilhamento de talheres e copos?
Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos, nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

Como se prevenir para não ser contaminado pelos vírus das Hepatites Virais B e C?

Não compartilhar materiais que possam conter sangue contaminado, como escovas de dente, aparelhos de barbear, lâminas, alicates, entre outros;

Utilizar material descartável ou esterilizado adequadamente na realização de tatuagens ou colocação de “piercings”.

Usar preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais.

Realizar o esquema completo de vacinação para Hepatite B, com três doses e em intervalos adequados.

Qualquer pessoa pode ser vacinada contra a Hepatite B?

Sim, a vacina contra Hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as pessoas de todas as idades.

Quantas doses de vacina contra a hepatite B são necessárias?

São três doses de vacina e é importante que as pessoas façam o esquema completo para assegurar a imunidade.

O esquema para crianças pequenas inclui uma dose ao nascer, aplicada na maternidade e mais três doses no primeiro ano de vida.

Posso me vacinar também contra Hepatite C?

Não existe vacina contra o vírus da Hepatite C.

Como saber se eu sou portador das Hepatites Virais B e C?

As Hepatites Virais B e C são diagnosticadas através de exames específicos. Esses exames podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) sem custo algum.

A aplicação de tatuagens e “piercings” podem oferecer riscos tanto para a saúde do profissional/artista quanto do "cliente" e provocar doenças. Quais são essas doenças?
Hepatites Virais B e C e HIV/Aids. Confira mais 
aqui

Para Hepatite C, atualmente existe um tratamento com medicamentos de uso oral atingindo a cura se seguido corretamente.

Para Hepatite B, há tratamento que reduz a carga viral, ou seja, reduz a quantidade de vírus circulante, mas até o momento não há cura, por isso é importante que as pessoas sejam vacinadas contra a hepatite B.

Onde são realizados os testes rápidos para as hepatites B e C?

Testes Rápidos também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Clique na figura e consulte as Unidades de Saúde!

 

Saiba mais:

Hepatite B e C